Exposição: Isto é MANGÁ – A arte de Naoki Urasawa

São Paulo – de 29 de outubro de 2019 a 5 de janeiro de 2020

O universo das histórias em quadrinhos invade a Japan House São Paulo com a exposição “Isto é Mangá – A arte de Naoki Urasawa”, de 29 de outubro de 2019 a 05 de janeiro de 2020, no segundo andar da instituição. A mostra apresenta as ilustrações e mangás do premiado artista japonês e faz parte do projeto itinerante da iniciativa global Japan House, já exibida em Los Angeles e Londres.

Com uma ampla gama de gêneros na indústria editorial no Japão, os mangás são geralmente publicados em capítulos que tem sequência em edições seguintes. Em caso de sucesso, são reeditados como exemplares especiais, além de ganhar edições em outras línguas ao redor do mundo, tornando seu mangaká (artista de mangá), reconhecido mundialmente, como é o caso de Urasawa.

Uma das características mais marcantes desta mostra é a experiência de imersão na arte de Naoki Urasawa, que aborda distintas temáticas como mistério, ficção científica e esporte. Na Japan House São Paulo, os visitantes poderão conferir sete coleções em português, incluindo obras não publicadas no Brasil e também cerca de 600 ilustrações, esboços e storyboards. Ao invés de trazer apenas recortes da obra original, a exposição apresenta capítulos inteiros, possibilitando a vivência completa desta arte que combina o gráfico e a história. Entre os trabalhos do artista que serão expostos estão PLUTO, 20th CENTURY BOYS e MONSTER (que já foram traduzidos e publicados no mercado brasileiro), além de BILLY BAT, MASTER KEATON ReMASTER, MUJIRUSHI e YAWARA!. Este último, uma das obras mais importantes do artista, contará com apresentações semanais de novos capítulos, nos dias 29/10, 18/11, 02/12 e 16/12.

Ciclo de palestras ‘O mangá no Brasil’

Paralelo à exposição, a Japan House São Paulo realiza ciclo de palestras, em parceria inédita com a Editora JBC, com o tema ‘O mangá no Brasil’, nos dias 07, 09, 12 e 27 de novembro de 2019. Participam dos painéis profissionais do mercado editorial e digital de mangás e HQs, além de ilustradores e quadrinistas.

Entre os temas abordados estão o universo dos mangás no Brasil, a influência da técnica japonesa na produção nacional e a atuação dos mangás na era digital.

Ainda como programação paralela, em novembro de 2019 e em janeiro 2020, serão realizadas oficinas práticas de mangá e sessões de live painting em parceria com a Copic e a escola de mangá Japan Sunset.

Clique nos links para ver os detalhes do evento.

07/11 Quinta-feira

09/11 Sábado

12/11 Terça-feira

17/11 – Domingo

27/11 Quarta-feira

Exposição: Isto é MANGÁ – A arte de Naoki Urasawa

Quando: de 29 de outubro de 2019 a 5 de janeiro de 2020
Onde: Japan House São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo (SP)
Horário de funcionamento: Terça-feira a Sábado: das 10h às 20h/ Domingos e feriados: das 10h às 18h
Quanto: Entrada gratuita
Mais informações: www.japanhouse.jp/saopaulo/event/urasawanaoki.html

Você pode se interessar também por...