Bate-papo: A Arte do Mangá Influenciando a Produção Nacional

São Paulo – 27 de novembro de 2019

A linguagem cinematográfica popularizada pelo pai dos mangás, Osamu Tezuka, vem ganhando cada vez mais espaço no coração dos aspirantes a quadrinistas. Variados estilos surgem, porém é muito fácil identificar técnicas narrativas e visuais inspiradas nos mangás japoneses presentes em novas publicações. Autores brasileiros, independentes, têm ganhado destaque em concursos internacionais de mangás e abrindo a possibilidade do surgimento de grandes obras. O estilo japonês de contar história vem mudando o quadrinho nacional?

O evento faz parte do ciclo de palestras ‘O mangá no Brasil’ integradas à exposição “Isto é Mangá – A arte de Naoki Urasawa” na Japan House São Paulo, aberta de 29 de outubro de 2019 a 05 de janeiro de 2020. (O evento faz parte do ciclo de palestras ‘O mangá no Brasil’ integradas à exposição “Isto é Mangá – A arte de Naoki Urasawa” na Japan House São Paulo, aberta de 29 de outubro de 2019 a 05 de janeiro de 2020. (Veja a programação completa aqui neste link).

Neste dia também haverá uma sessão de Live Painting com o professor da Escola de Mangás Japan Sunset Israel Guedes, em parceria com a Copic, das 15h às 17h. Na ocasião, os visitantes poderão acompanhar ao vivo como é o processo de produção de uma arte em mangá.

Palestrantes

Amanda Ricarte | Quadrinista e Ilustradora
Formada em Design de Moda, Amanda é uma ilustradora e quadrinista de São Paulo. Já trabalhou com caricaturas, ilustrações para livros e atualmente publica a webcomic “The Flower Pot” e ministra aulas de desenho na escola “Spirit Art”, na região do ABC Paulista.

Raoni Marqs | Quadrinista
Raoni Marqs é formado em Cinema e trabalha elaborando quadrinhos autorais e storyboards, dentre os quais está a série Irmão do Jorel. Além desses trabalhos, Raoni vende suas artes na internet e dá dicas de roteiro em vídeos no YouTube.

Cah Poszar | Designer, ilustradora e quadrinista
Cah Poszar, é designer, ilustradora e quadrinista. Fã de Histórias em Quadrinhos desde muito nova – Influenciada por títulos como Sakura Card Captors, Rurouni Kenshin e Fullmetal Alchemist. Trabalha na área de licenciamento há mais de 7 anos, tendo ilustrado Guias de Marca de personagens como Barbie, Polly, Hotwheels, Miraculous Ladybug e Wonder Woman. Atualmente trabalha como Designer na Mauricio de Sousa Produções, desenvolvendo Guias de Marca dos personagens de Turma da Mônica e derivados.

Jun Sugiyama | Roteirista
Roteirista de quadrinhos. Lançou a primeira HQ em 2014 na coletânea Gibi Quântico, ao lado de outros roteiristas em início de carreira no mundo dos quadrinhos. Já participou de mais de 10 projetos desde então, com destaque para a série JaPow! sobre Jota, o guardião do bairro da Liberdade, desenhada pelo Eduardo Capelo e Romaria, uma aventura fantástica no sertão, desenhada pelo Alexandre Carvalho. A segunda recebeu o prêmio Bronze no International Manga Award em 2019, organizado pelo ministério de relações internacionais do governo japonês.

Bate-papo: A Arte do Mangá Influenciando a Produção Nacional

Quando: 27 de novembro, às 19h
Onde: Japan House São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 52. São Paulo-SP
Participação gratuita*
*Ingressos distribuídos na recepção 1 hora antes

Você pode se interessar também por...