Brasileiro é vencedor do concurso Silent Manga Audition 7

O brasileiro Eudetenis (pseudônimo) foi escolhido vencedor da sétima edição do concurso internacional Silent Manga Audition 7 (SMA7).

O SMA é organizado pela Coamix Corp do Japão, tendo por objetivo encontrar futuros mangakás que não deixem a essência clássica perdida, podendo transmitir a mensagem com sua arte.

Para garantir que isso aconteça, a principal regra do concurso é que toda a obra é feita apenas com desenhos e sem nenhuma fala ou narrativa de apoio. Isso permite que artistas do mundo todo possam participar, usando apenas sua arte como comunicação.

Cada edição do SMA tem um tema especifico para todos os competidores. Unforgetable Taste (ou, sabor inesquecível, em tradução livre) foi o tema disponibilizado para a 7º edição do concurso, que teve 608 inscritos de 64 países. O prêmio principal Grand Prix Runner Up foi para três artistas: o brasileiro Eutetenis e os vietnamitas Zevania e Nattorin e, segundo o CEO da Coamix, Nobuhiko Horie, o Brasil está ficando cada vez mais forte. (já comentamos aqui neste outro post).

A história apresentada por Eutedenis “Grandma’s Flavor” (em uma tradução aproximada Sabor da Vovó). Ele comenta em declaração ao SMA que, ao escrever, se inspirou na tradição de se juntar à mesa com a família para apreciar uma refeição.

“Fazer uma refeição em família é uma das maiores aproximações sociais humanas. O momento em volta da mesa é sagrado e deve ser divido com aqueles que amamos”, declara Eudetenis ao SMA.

Shuichi “Mocchi” Mochida é presidente da Coamix Inc. e editor chefe da revista de mangás online SMAC!. Em declaração sobre o concurso, Mochida afirma que chegou a cogitar se o tema escolhido não havia sido muito difícil. “Todos os participantes se mostraram bem preparados e com histórias muito diferentes entre si”, comenta.

Acesse história de Eudetenis clicando aqui, o conto está disponibilizado, assim como todos os outros vencedores da competição.

Outros brasileiros premiados

Além de Eudetenis, outros artistas brasileiros chamaram a atenção dos editores e tiveram seus trabalhos premiados pela organização. (clique nos títulos para ler a história)

As inscrições para o SMA8 já estão abertas e vão até o dia 30 de setembro de 2017 com o tema “Fair Play” (tradução aproximada de “Jogo justo”). Acesse aqui e confira os detalhes do concurso.

Você pode se interessar também por...