Talentos brasileiros no Silent Manga Audition

sma05
O concurso internacional Silent Manga Audition é organizado pela Coamix e promovido duas vezes ao ano pela revista digital japonesa SMAC! em busca de novos autores de mangá do mundo todo.

Em 2016, a organização promoveu uma edição extra no primeiro semestre, em prol da entidade Fukushima Sakura Mori Project, e os resultados já foram divulgados. Os temas dessa edição foram “Keep on Smiling” e “Returning the favour” e entre as obras publicadas, 5 são de autoria brasileira.

A avaliação das obras mede o talento dos autores em criar narrativas envolventes sem falas. Com o prêmio Grand Prix Runner Up, o destaque verde-amarelo desta edição foi para Max Andrade, com a história “Lend a Hand” (clique aqui).

Lend a Hand, por Max Andrade. Clique para acessa a obra completa.

Lend a Hand, por Max Andrade. Clique para acessar a versão completa.

Além de Andrade, mais quatro brasileiros tiveram seus trabalhos reconhecidos. Dois receberam a menção honrosa: João eddie, com “Thank You” e Juloyola, com The Promisse of Happiness”. E dois veteranos publicaram seus trabalhos da Master Class: Ichirou, com “The Forest Guardian” e Roberto F., com “Good Dog John”.

Edições anteriores

Ichirou e Roberto F. foram os primeiros destaques brasileiros do SMA. Em 2014, Wellington Reis, que assina suas obras como Ichirou, decidiu tentar a sorte no SMA02 e ganhou o Grand Prix (equivalente ao primeiro lugar), com “Father’s Gift”. Na edição seguinte, Ichirou enviou “Homesick Alien” e ganhou novamente o prêmio Grand Prix.

Além do prêmio de 500 mil ienes (cerca de 16 mil reais, na cotação de 25/04/2016), Ichirou conheceu a equipe da Coamix, ganhou a publicação da história no site do concurso, uma viagem com tudo pago para o Japão e todo o suporte para ter o seu trabalho reconhecido (os detalhes da viagem foram reportados aqui).

Na viagem ao Japão, Ichirou conheceu o CEO da Coamix Corp, Nobuhiko Horie.

Na viagem ao Japão, Ichirou conheceu o CEO da Coamix Corp, Nobuhiko Horie. Foto: Taiyo Nakashima

O ilustrador e quadrinista assina seus trabalhos como Ichirou, “que foi um apelido que ganhei de um grande professor que tive”, explica. Ele desenha desde os 9 anos de idade, mas a necessidade de ver seus personagens se movendo e o gosto pela escrita o direcionaram aos quadrinhos. “Minhas referências vêm de todos os lados, não somente dos quadrinhos, com nomes como Alan Moore, Philip K. Dick, Warren Ellis, Ray Bradbury, Naoki Urasawa, Tsukasa Hojo e Satoshi Kon”, revela.

Entre seus trabalhos de destaque, Ichirou destacou suas contribuições para coletâneas nacionais como: Gibi Quântico, Fronteira Livre e Visualizando Citações.

Ichirou ganhou o Grand Prix do SMA03. Clique na imagem para acessar a versão completa.

Ichirou ganhou o Grand Prix do SMA03. Clique na imagem para acessar a versão completa.


Ichirou soube do Silent Manga Audition pela Internet e contou que o processo de criação das histórias foi basicamente o mesmo de seus outros trabalhos: “primeiro eu penso em uma ideia – a principal diferença aqui é que ela precisava se encaixar com o tema proposto. Assim que concebo a ideia, começo a escrever e trabalhar no storyboard, que é uma das partes mais complicadas. Depois é só desenhar as páginas”, descreve o ilustrador.

“O fato do concurso exigir histórias sem diálogos, mais do que desafiador, foi um fator estimulante, uma vez que sempre fui fã das histórias do Will Eisner, que explorava muito bem essa característica”.

Esse foi meu primeiro concurso e a mensagem para tentar incentivar o pessoal a participar e se dedicar aos quadrinhos é: estudem bastante, leiam de tudo e assistam tudo, assim, muito provavelmente, as coisas darão certo, disse Ichirou”

A história de Ichirou também ganhou versão animada. Confira o vídeo de Homesick Alien.

Roberto F. ganhou o Grand Prix Runner Up, no SMA04. Clique na imagem para ler a versão completa

Roberto F. ganhou o Grand Prix Runner Up, no SMA04. Clique na imagem para ler a versão completa

Outro destaque do SMA é Roberto Fernandes, que ganhou o prêmio de excelência com 6 Reasons, no SMA03 e o prêmio Grand Prix Runner Up, no SMA04.

Fernandes disse que descobriu o concurso quando soube que um brasileiro tinha ganhado a 2ª edição do concurso e que decidiu participar pois viu que “não precisava de textos, que os jurados eram respeitados e que todas as obras seriam divulgadas no site oficial”, enumerou o ganhador, “sem contar o almejado ‘empurrãozinho’ na carreira de mangaká”. “No dia do anúncio oficial, eu abri o site e fiquei só apertando o F5. Só depois que fui notar que eu já estava em contato com um dos editores da SMAC!”, comenta.

6 Resons, por Roberto F. Clique na imagem para acessar a versão completa

6 Resons, por Roberto F. Clique na imagem para acessar a versão completa

Para a construção do “6 Reasons”, Fernandes precisou de cerca de um mês e meio, começou rascunhando uma história bem diferente, mas decidiu colocar um tom mais pessoal à sua narrativa. “Não podia deixar de lado uma cena que vi anos atrás de uma mãe andando pela rua com nove filhos endiabrados… Aquilo era surreal!”, lembra.

Aos 29 anos, o designer gráfico lembra que fez seu primeiro mangá amador aos 16 e que seu mangá favorito (no momento) é o Samurai X, de Nobuhiro Watsuki. “No começo, copiava muito, depois tentava mudar a posição dos personagens e depois comecei a inventar personagens próprios só que com a mesma estrutura dos originais”, conta.

“Sempre achei legal desenhar coisas que eu não sabia até que aprendesse”.

Para saber mais sobre o SMA, assista ao vídeo.

Silent Manga Audition 06

As inscrições para a próxima edição já estão abertas! O tema da 6ª edição é: “When I was a child… (CHILDHOOD)”.

Entre no site www.manga-audition.com para saber mais detalhes.

Saiba mais

Guia para inscrições: www.manga-audition.com/a-z-guide-of-silent-manga-audition
Veja a lista de premiados SMA: www.manga-audition.com/smaex1-2016award
Para seguir o perfil do Roberto F. acesse: www.facebook.com/mangaroberto
Para ver mais trabalhos do Ichirou, acesse: quadromudo.tumblr.com
Para ver mais trabalhos do Max Andrade, acesse: www.toolchallenge.net

Você pode se interessar também por...