Ehime, a terra da tangerina
A economia local é baseada no setor primário com a pesca e a agricultura, e no setor secundário com o refinamento de óleo e a indústria de papel.
É na capital, cidade de Matsuyama, que se encontra a usina de Ikata, que fornece a maior parte da energia elétrica de Shikoku (região formada pelas províncias de Ehime, Kochi, Tokushima e Kagawa).
Programas imperdíveis
As águas termais de Dogo é um dos principais pontos turísticas de Matsuyama. Considerada a casa de águas termais mais antigas do Japão, com mais de 3 mil anos, o Dogo Onsen também é conhecido por ter servido de referência para o filme “A Viagem de Chihiro”, dirigido por Hayao Miyazaki.
Outra atração imperdível de Ehime é o antigo de castelo de Matsuyama localizado no alto da montanha da região central da cidade. Do alto do castelo, é possível avistar a cidade e o Monte Ishizuchi (o monte mais alto do Oeste do Japão), de um lado, e o Mar de Seto, do outro.
Ehime também faz parte da rota de peregrinação dos 88 Templos, bastante procurada pelos viajantes em busca de mais espiritualidade.
Ao sul da província, na cidade de Uwajima, acontece o Festival Ushi-Oni, de 22 a 24 de junho. Ushi-Oni é uma criatura folclórica que tem o corpo de um boi e cabeça de ogro, com seus seis metros de altura. No festival tem o desfile do Ushi-Oni pela cidade, além de outras atrações como a briga de búfalos.
O que comer em Ehime
Horakuyaki é um apanhado de frutos do mar cozinhado sob uma pedra plana. Camarão, pargo e ostras são os protagonistas desta deliciosa comida. Secos e crocantes, os ingredientes perdem a umidade devido a absorção da água pela pedra. O prato também é conhecido como kaizokuyaki, que significa “o grelhado dos piratas” – segundo a lenda, tal culinária era a especialidade dos antigos saqueadores que aterrorizavam o litoral de Ehime.
A cidade de Matsuyama também é a terra do taruto, um doce bastante apreciado pelos visitantes. Feito com bolo recheado com anko (doce de feijão azuki), o doce é enrolado, como um rocambole.Com a província de Ehime é conhecida como a terra da tangerina (iyokan), na província tem diversos derivados da fruta. Sorvetes, bolos e sucos de tangerina são uma ótima pedida.
Curiosidades
Ehime (愛媛) é escrito com os ideogramas de “amor” e “princesa” e foi batizada como tal após a era Meiji, em 1873. Até então, ela era chamada de Iyo, que quer dizer “água quente” em referência aos onsens da área de Dogo.
Informações sobre Ehime
Nome: Ehime
Capital: Matsuyama
Localização: Oeste de Shikoku
Área: 5,676 km²
Site Principal da província (em inglês): www.pref.ehime.jp/index-e.htm
No Brasil
Associação Cultural Ehime Kenjin do Brasil
Endereço: Rua da Gloria, nº 470, Liberdade – São Paulo – SP
Tel: (11) 3207-9575