Tangerina de coração

A província de Ehime fica na ilha de Shikoku (sul do Japão) e é conhecida pela produção de tangerinas. Tanto que o mascote da província é um cachorro misturado com a fruta (conheça o mascote Mikyan nesse post).

Mikyan, o mascote da província de Ehime
Mikyan, o mascote da província de Ehime

Agora, a nova invenção para promover o produto local é essa campanha das “tangerinas que te fazem sorrir”.

Alguns produtores se juntaram à missão de moldar as frutas para que elas cresçam com o formato de coração. A fruta é colocada em um molde de madeira quando ainda está verde e conforme vai amadurecendo, ganha o formato de coração.

A tangerina é um dos produtos típicos da província de Ehime
A tangerina é um dos produtos típicos da província de Ehime

O projeto foi planejado desde 2013 quando os primeiros testes foram feitos. Para a safra do fim do ano, mais de 450 frutos começaram a ser moldados ainda em setembro para que amadurecessem a tempo do Natal.

O formato de coração também tem a ver com o primeiro ideograma que dá nome à província (愛媛県) e que significa “amor” (愛).

De outras primaveras

Essa não é a primeira vez que a província inventa moda com as tangerinas. No começo de 2014 alguns agricultores lançaram a tangerina da boa sorte “Gokakukei” para desejar boas provas aos estudantes.

Gokaku Iyokan é um trocadilho que pode ser interpretado como

Em 2012, uma empresa de peixes investiu no sabor cítrico da fruta para criar peixes saborizados. Peixes olho-de-boi e pargo começaram a ser alimentados com ração enriquecida com tangerina e esse sabor se mantinha na carne do peixe quando eram servidos crus.

Veja a matéria completa aqui. Além do sabor tangerina, também foram criados os peixes com sabor de limão siciliano e de yuzu.

Opções do cardápio de sushis inclui o 'remon buri' por 100 ienes
Opções do cardápio de sushis inclui o ‘remon buri’ por 100 ienes

Clique em uma das imagens abaixo para visualizar a galeria

Fotos: pref.ehime.jp