Oita, a província dos vulcões

Cidade de Beppu em Oita

Oita concentra uma das maiores áreas de águas termais do Japão. Os vulcões Tsurumi, Yufu e Kuju da região são os responsáveis pelo fenômeno químico que formam os onsen. A cidade de Beppu, que fica no centro dessas fontes, é considerada um dos mais agradáveis do país. 18% de toda fonte de águas termais do Japão estão concentradas em Oita. São 4.749 fontes, das quais 85% fervem a aproximadamente 42ºC.

Embora o turismo movimente a economia local, pólos tecnológicos estão surgindo na província. Pesquisas na área de biotecnologia também tem crescido nos arredores da cidade de Usuki.

Programa imperdível

Festivais típicos de verão, principalmente no feriado de Obon, reúnem turistas de todo o Japão. “Kodai” e “Hashiramatsu”, conhecidos por seus rituais pirotécnicos, preenchem a planície de Ogata com mais de 10 mil tochas incandescentes.

Para comer

O linguado é um pescado típico das águas de Oita. Um peixe de teor “light” que pode ser consumido de forma crua. Acompanhado de molho agridoce Ponzu, o sashimi do Shiroshita Karei é a iguaria da província.

Curiosidades

Oita é um dos pioneiros no uso de fibra óptica de abrangência municipal para acesso de informações em banda larga. Dessa forma, dados podem ser transmitidos em alta velocidade pela rede que compreende toda a província.

Informações sobre Oita

Nome: Oita
Capital: Oita
Localização: Nordeste de Kyûshu
Área: 6,338 Km²
Site oficial da província (em inglês): www.pref.oita.jp/soshiki/10400/foreign-language.html

No Brasil

Associação Cultural e Recreativa Oita Kenjin do Brasil
Endereço: Av. da Liberdade, 486 – Liberdade – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3209-8518

Você pode se interessar também por...