Aniversário do Imperador Akihito
O imperador herdou de seu pai Hirohito o apreço pela biologia e aprofundou seus conhecimentos em ictiologia (estudo dos peixes), em especial, no da espécie caboz.
Além dos animais, o imperador planta mudas de arroz no jardim Imperial. Neste caso, não se trata de um objeto de estudo, mas sim de um ritual anual de ação de graças.
Como imperador, Akihito é conhecido pelos diversos pedidos de desculpas em nome do Japão devido às consequências da Segunda Guerra Mundial.
Em 1959, Akihito casou-se com Michiko com quem teve três filhos: Naruhito, Fumihito e Sayako (veja a árvore genealógica da família imperial).
O ano de 2016 foi marcado pelas dúvidas em relação à continuidade de Akihito no Trono do Crisântemo. Em agosto, o imperador disse em discurso oficial que já não está mais conseguindo cumprir seus compromissos da agenda devido ao peso da idade e de sua saúde frágil. Apesar de não ter usado os termos “renúncia” nem “abdicação”, ele deu indícios de que pretende deixar que uma regência o substitua caso não consiga exercer suas funções. Neste caso, o príncipe herdeiro Naruhito passaria a ter um papel mais ativo nas atividades oficiais.
As tradições do aniversário
O dia 23 de dezembro é um dos únicos dias em que o Palácio Imperial fica aberto ao público (o outro é o dia 2 de janeiro) para a celebração do aniversário do Imperador.Na ocasião, apenas o portão principal do palácio fica aberto para controle da entrada dos visitantes.
Com uma agenda cheia, os membros da família imperial aparecem na sacada do palácio somente em horários determinados no período da manhã e depois seguem para as demais cerimônias oficiais.
Para saber mais
.: Agência da Casa Imperial do Japão: Programação do dia 23/12/2016
.: Made in Japan: A Família Imperial Japonesa no Brasil
.: Made in Japan: Genealogia da Família Imperial
.: Made in Japan: Aniversário da Imperatriz Michiko