Reiwa é o nome escolhido para a nova Era do Japão

ReiwaO nome da nova Era do Japão será Reiwa (令和) e terá início a partir de 1º de maio de 2019, quando está programada a passagem do trono do Crisântemo do atual imperador Akihito para o seu filho mais velho, o príncipe-herdeiro Naruhito.

O anúncio foi feito pelo chefe de gabinete Yoshihide Suga, no dia 1º de abril de 2019 (às 23h30 do dia 31 de março no horário de Brasília) e marca a história do Japão, com a primeira vez, nos últimos 200 anos, que um imperador abdica o trono.

O príncipe-herdeiro Naruhito e o imperador Akihito

O príncipe-herdeiro Naruhito e o imperador Akihito

O que significa Reiwa?

Reiwa junta dois ideogramas 令(rei), que pode ser interpretado como belo e 和 (wa), harmonia, paz. Assim, Reiwa (令和) pode ser entendido como “a cultura nasce e é nutrida quando as pessoas harmonizam seus corações”.

O nome foi retirado da antologia de poesias mais antiga do Japão, Manyoshu que descreve a brisa fresca do início da primavera. Ao explicar a origem da palavra, o primeiro-ministro Shinzo Abe comparou o florescer das ameixeiras após o frio severo do inverno à capacidade da população japonesa de prosperar e explicou que a escolha pelo nome “Reiwa” dá significado à cultura japonesa e à harmonia dos cidadãos.

As Eras Japonesas

Na história moderna do Japão, a partir da Era Meiji, este será o quinto período que marca a passagem de trono na família imperial.

  • Era Meiji (明治 “governo esclarecido”) – 3 de fevereiro de 1867 a 30 de julho de 1912
  • Era Taisho (大正 “grande legitimidade”) – 30 de julho de 1912 a 25 de dezembro de 1926
  • Era Showa ( 昭和 “paz e harmonia”) – 25 de dezembro de 1926 a 7 de janeiro de 1989
  • Era Heisei ( 平成 “alcançar a paz”) – 8 de janeiro de 1989 a 30 de abril de 2019
  • Era Reiwa (令和 ) – a partir de 1º de maio de 2019

Fontes: Japan Times, NHK, CNN.

Você pode se interessar também por...