Lançamento do livro “Cerveja filosófica”
O escritor e jornalista Gílson Yoshioka lança o livro “Cerveja filosófica” durante o evento Festival do Japão, em São Paulo. Publicada pela Telucazu Edições, esta é a décima sexta obra do autor e aborda, em forma de aforismos, questões filosóficas e existenciais, o cotidiano, os relacionamentos pessoais e amorosos. Com um projeto gráfico que remete a um copo de cerveja ou chope, o livro de minicontos é publicado pela Telucazu Edições e poderá ser encontrado no site www.telucazu.com.
Após a publicação, no ano passado, do livro de haicais – ou rock-kais, como o autor prefere classificar “Japão-Brasil”, Yoshioka retoma os assuntos abordados anteriormente em suas oito obras de minicontos. “A estrutura é semelhante à dos demais livros, mas, dessa vez, cada aforismo tem apenas uma linha, sem título”, explica.
De acordo com o autor, o título “Cerveja filosófica” é uma referência a encontros e aprendizados mais descompromissados e menos formais.
“Muitas vezes as melhores conversas, ideias, insights surgem em momentos de descontração num barzinho, show, café, parque ou numa balada”, diz.
Além dos aforismos, Yoshioka, ao citar alguns autores e algumas músicas, tenta aproximar o leitor da atmosfera de bares, saraus, shows e festas. “Sempre gostei de aforismos, de versos da poesia e da música que, de maneira simples, rápida e direta, elucidam determinada questão ou situação”, afirma.
Autor do prefácio, o doutor em literatura pela UFMG Éder Rodrigues destaca o estilo minimalista do autor. “O viés sintético dos aforismos é potencializado em cada rodada proposta no novo livro de Gílson Yoshioka. Regados a geladas, trilhas e silêncios, os aforismos de ‘Cerveja filosófica’ tecem capturas e desdobramentos que embaralham a filosofia dos bares, dos lares e do instante. O convite descompromissado para mais uma dose revela um cardápio sugestivo de aperitivos, tira-gostos e saideiras que dão continuidade ao trabalho literário de Yoshioka”, analisa.
Gílson Yoshioka estará presente para autógrafos em “Cerveja filosófica” e em seus demais livros nos três dias do Festival do Japão.
Sobre o autor Gílson Yoshioka
Escritor e jornalista, pela Faculdade Cásper Líbero, Gílson Yoshioka é o autor de “Trocando os pés pelas mãos – O futebol e a vida nas crônicas de Tostão”, “Frugais transgressões”, “Linha tênue”, “O caminho”, “Amor: humor”, “Smartpoem”, “Apê”, “Amor: humor – reloaded”, “A partida”, “O silêncio” e “O vazio”.
É coautor de “A camisa amarela da seleção brasileira”, “Meus primeiros passos nas ruas e no trânsito”, “Você me ajuda? – Conversas sobre drogas na escola” e colaborador do “Anuário Interlagos – 70 anos de Velocidade”.
É também repórter do caderno cultural “Eu & Fim de semana”, do jornal Valor Econômico, vocalista, compositor e aikidoísta.
Lançamento do livro “Cerveja filosófica”, de Gílson Yoshioka
Quando: 12, 13 e 14 de julho de 2024 (sexta, das 11h às 21h, sábado, das 9h às 21h, e domingo, das 9h às 18h)
Onde: estande da Nikkei Bungaku no Festival do Japão
Endereço: SP Expo Rod. dos Imigrantes, KM 1.5. São Paulo-SP
Valor do livro: R$ 25
Site da editora: www.telucazu.com