Lançamento virtual do livro Amor: humor reloaded, de Gílson Yoshioka

O escritor e jornalista Gílson Yoshioka fará o lançamento virtual do livro “Amor: humor – reloaded” na próxima quarta-feira, dia 12, a partir das 10h. Publicada pela Telucazu Edições, a décima primeira obra do autor aborda os relacionamentos amorosos, pessoais e familiares. Com um projeto gráfico que remete às narrativas mínimas de apenas um título e uma linha de cada miniconto e também aos textos de apresentação em uma frase, o livro pode ser comprado no site da Telucazu Edições (www.telucazu.com).

Em “Amor: humor – reloaded”, Gílson Yoshioka retoma o amor, a paixão, a amizade, os encontros e os desencontros nos relacionamentos em 78 situações, reflexões e histórias. O autor dá continuidade aos mesmos temas de “Amor: humor”, seu oitavo livro, no entanto as obras podem ser lidas de forma independente. O título é uma alusão ao poema de apenas um título e um verso de Oswald de Andrade, um dos idealizadores da Semana de Arte Moderna de 1922. O lançamento de “Amor: humor – reloaded” acontece às vésperas da comemoração de 100 anos do Modernismo no Brasil neste ano.

Segundo o autor do prefácio Jiro Takahashi, editor e criador da série Vaga-lume, o livro retrata cenas da condição humana em textos minimalistas. “A fluidez e a agilidade das frases provocam uma sensação agradável muito imediata. Ao mesmo tempo, elas provocam uma reflexão duradoura. É preciso muito talento para ser simples, como este livro. Mas que não é comum. As cenas contraditórias da vida vão passando como flashes, mas permanecem como fotos guardadas em nosso álbum”, analisa. De acordo com a autora do texto da orelha Katia Bautheney, psicanalista e doutora em Educação pela USP, o “amor com humor nos protege da dor”.

Para a professora Ana Laura Godinho Lima, professora livre-docente em Educação pela USP, a sequência do trabalho proporciona “mais amor e mais humor em contos mínimos para o máximo proveito”. “Trata-se de mais um livro minimalista sobre o amor ainda mais reflexivo do que o primeiro. Muitas situações do cotidiano são apresentadas, no entanto o autor é tão sintético que alguns minicontos são ideias, aforismos, sentimentos ou pensamentos. Outros contos são como diálogos: o texto é uma resposta direta ao título” explica.

E para o autor, como fica o tema em tempos de pandemia? “O amor é um tema universal e atemporal. Mesmo na atual situação, nesse momento de transição, muitos já passaram ou podem passar pelas situações apresentadas no livro. Com responsabilidade, respeito e cuidado ainda é possível vivenciar o amor e encontrar a felicidade”, afirma.

Para o fim do primeiro semestre de 2022, Gílson Yoshioka planeja o lançamento de “A partida”, o seu décimo segundo trabalho, encerrando a série de livros de minicontos sobre a vida e os relacionamentos amorosos e pessoais.

Sobre o autor Gílson Yoshioka

Gílson YoshiokaEscritor e jornalista, pela Faculdade Cásper Líbero, Gílson Yoshioka é o autor de “Trocando os pés pelas mãos – O futebol e a vida nas crônicas de Tostão”, “Frugais transgressões”, “Linha tênue”, “O caminho”, “Amor: humor”, “Smartpoem”, “Apê” e “A alma de Edu Falaschi – Uma história de perseverança e superação até o sucesso” (no prelo). É coautor de “A camisa amarela da seleção brasileira”, “Meus primeiros passos nas ruas e no trânsito”, “Você me ajuda? – Conversas sobre drogas na escola” e colaborador do “Anuário Interlagos – 70 anos de Velocidade”. É também repórter do caderno cultural “Eu & Fim de semana”, do jornal Valor Econômico, vocalista e compositor.

Lançamento virtual do livro “Amor: humor – reloaded”, de Gílson Yoshioka

Quando: 12 de janeiro de 2022
Valor do livro com o frete incluso: R$ 15
Site da editora: www.telucazu.com