42° Tanabata Matsuri terá atrações online e menu especial

tanabata matsuri tanzakuNo dia 2 de agosto, domingo, será realizado o 42° Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas, pela primeira vez com programação cultural virtual, além de tanzakus digitais e disponíveis por drive-thru para as pessoas efetuarem seus pedidos mantendo o distanciamento social e demais medidas protetivas de combate ao coronavírus.

Comida para retirar

A gastronomia também será diferente nesta edição. Para oferecer pratos típicos, a Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL), organizadora do evento, criou um menu online com sugestões de porções, pratos principais e sobremesas para pedidos antecipados pelo WhatsApp e retirada no domingo do festival, mediante horário agendado. Há opções de Gyoza, Tonkatsu, Yakisoba, Mini Moti de Chocolate, entre outras gostosuras da culinária oriental, a preços que variam entre R$ 7 e R$ 28.

“Diferente das últimas edições, neste ano não teremos à disposição do público as barracas de comida típica. Então, o menu online foi a maneira que encontramos de complementar a atração cultural digital que realizaremos das 14h às 18h em nosso canal do YouTube”, explica Hirofumi Ikesaki, presidente ACAL.

Menu Tanabata Matsuri – Comidinhas das Estrelas

Encomendas pelo WhatsApp: 11 99025-2113
Prazo para pedidos: até 26 de julho
Entrega: 2 de agosto de 2020
Endereço para retirada: Avenida Liberdade, 365, sede da ACAL. São Paulo-SP

Tanzaku em drive-thru

Além disso, os tradicionais tanzakus para pedidos às estrelas também serão oferecidos de maneira inusitada, através de drive-thru com entrada pela Rua Fagundes, 153; digital ou presencial na sede da ACAL, na avenida Liberdade, 365. Em ambos os locais com atendimento de acordo com as medidas de segurança contra a Covid-19.

Já a tradicional decoração do bairro não acontecerá neste ano, os bambus decorados ficarão somente em dois endereços fixos: na sede da ACAL, que fica na avenida Liberdade, e no local onde será realizada a cerimônia e queima dos tanzakus ao final do mês de agosto, na rua Galvão Bueno.

No país, o Festival das Estrelas é realizado desde 1979 pela Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL), na Praça da Liberdade-Japão, na capital paulista.

Já no Japão, acontece em várias cidades, mas o de Miyagui é o mais tradicional, com festividades realizadas em agosto para aproveitar as férias de verão das escolas. A história do festival teve início há mais de 1.150 anos na Corte Imperial, e a data tornou-se feriado nacional em 1603.

Ao final do Tanabata Matsuri, os desejos em papéis são queimados com o propósito de que os pedidos cheguem aos céus para que as estrelas Altair e Vega, segundo a lenda, possam realizar os pedidos. “Temos muitos exemplos de pessoas que todo ano nos contam que realizaram seus pedidos”, acrescenta Ikesaki.

Tanzaku

Endereços:
Drive-thru: entrada pela rua Fagundes, 153 e saída pela Rua Galvão Bueno, 425
Presencial: sede da ACAL na avenida Liberdade, 365. São Paulo-SP
Tanzaku digitalwww.tanabatamatsuri.com.br
Horário: das 10h às 17h
WhatsApp: 11 99025-2113

Programação online

tanabata matsuri programacao online

Além disso, pelas redes sociais, haverá uma programação cultural para que cada um possa acompanhar de sua casa. É uma forma também de convidar pessoas de outras cidades a vivenciar um pouco da festa, que já tradicional no calendário de São Paulo.

Programação cultural online

Horário: das 14h às 18h
Facebook: @acalliberdadeoficial
Instagram: @acalliberdade
YouTube: Acal Liberdade

tanabata matsuri 2020 sp

Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas

Quando: Dia 2 de agosto de 2020
Tanzakus: drive-trhu ou presencial, das 10h às 17h
Comidas de festival: retirada na Liberdade, horários agendados
Programação online:redes sociais da Acal Liberdade, das 14h às 18h

Você pode se interessar também por...