Miyagi, o lar do Tanabata Matsuri

Ilha de Matsushima, considerada uma das regiões mais belas do Japão.

Localizada no norte de Honshu, Miyagi possui uma natureza exuberante, sendo que a área florestal corresponde a 57% da área total da província. Nas regiões costeiras, concentram-se fábricas, empresas e serviços variados.

Do Oceano Pacífico, Miyagi extrai os pescados, uma de suas importantes fontes de renda. Na cidade portuária de Kesennuma, um dos melhores portos pesqueiros do país, diariamente desembarcam centenas de peixes como atum, bonito e barbatanas de tubarão. Igualmente acontece na cidade de Shiogama, famosa por seu mercado de peixe. A província também é conhecida por sua produção de arroz e de morangos.

Destaque para a ilha de Matsushima, considerada uma das regiões mais belas do Japão. É lá que fica o templo Zuigan-ji, fundado no século 9 e reconstruído por Date Masamune no início do século 17. Preservado até os dias de hoje, é o principal templo zen na região Tohoku e seus corredores e cozinha entalhados são tesouros nacionais.

Programa imperdível

O Tanabata Matsuri, Festival das Estrelas, é originário da província. Conta a lenda que a princesa Orihime e seu amado Kengyu só podiam se encontrar uma vez por ano. Nesse dia, as pessoas anotam seus pedidos e desejos no tanzaku e amarram em bambus para que eles se realizem. Os enormes enfeites suspensos de papel colorido da festa simbolizam as estrelas do Tanabata.

Para comer

Gyutan Teishoku é um prato típico da capital Sendai. Trata-se de língua de boi assada servida com arroz, missohiru e conservas. A combinação é uma das mais icônicas quando se trata de Miyagi.

Curiosidades

O lago-cratera é uma das belezas da província de Miyagi.

A baía de Matsushima conta com mais de 260 pequenas ilhas de rara beleza e é uma das três maravilhas do Japão, ao lado do Santuário de Itsukushima, em Miyajima, e da praia de Amanohashidate, ao norte de Kyoto. Dizem que até mesmo o mestre-poeta de haiku Basho não conseguiu encontrar palavras para descrever a sua beleza.

Okama do Monte Zao é um lago-cratera, a paisagem símbolo da cadeia vulcânica de Zao. A região possui águas termais e pistas de esqui, o que atrai muitos visitantes o ano todo.

Informações sobre Miyagi

Nome: Miyagi
Capital: Sendai
Localização: Norte da ilha de Honshu
Área: 7.285 Km²
Site oficial da província (em inglês): www.pref.miyagi.jp/

No Brasil

Associação Miyagi Kenjinkai do Brasil
Endereço: Rua Fagundes, nº 152 – Liberdade – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3209-3265

Conteúdo publicado originalmente na edição 141 da revista Made in Japan.

Você pode se interessar também por...