Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas

Festival das Estrelas Foto: JNTO

Tanabata Matsuri, um dos festivais mais populares do Japão

O dia 7 de julho, no calendário japonês, é o dia de celebrar o Festival das Estrelas, ou Tanabata Matsuri.

É um dia de celebração folclórica e que, na verdade, se estende até o mês seguinte pelo Japão com festas e cerimônias. Esses festivais acontecem nas ruas, com barracas de brincadeiras e comidas, decoração feita com papéis coloridos e com bambus altos onde se penduram tanzakus (tiras de papéis em que se escrevem pedidos).

festival das estrelas tanabata matsuri tanzaku

Faça seu pedido às estrelas

O que é o Festival das Estrelas?

De acordo com a lenda originária da China (festival de Qixi), Orihime (estrela Vega) era uma princesa tecelã que vivia perto de Amanogawa (Rio do Céu). Mas ela vivia triste por trabalhar demais e não ter tempo de se apaixonar. Seu pai, preocupado, apresentou-lhe Hikoboshi (estrela Altair).

Os dois se apaixonaram à primeira vista, se casaram e começaram a deixar seus afazeres de lado. O pai de Orihime, o Senhor Celestial, ficou furioso e decidiu separá-los em margens opostas de Amanogawa.

Orihime ficou triste novamente e seu pai decidiu permitir que o casal se reencontrasse uma vez ao ano, no sétimo dia do sétimo mês lunar, desde que cumprissem com suas obrigações satisfatoriamente. Talvez por essa razão, iniciou-se a tradição de fazer pedidos neste dia.
Tanabata Matsuri

As pessoas pediam pelo desenvolvimento de suas habilidades, escreviam em uma tira longa de papel (tanzaku) e a penduravam bem alto em troncos de bambu. Além disso, pede-se por um bom tempo, pois se chover nesse dia, o rio que separa as estrelas inunda e eles não conseguem se encontrar. Hoje em dia, os pedidos dos tanzakus são diversos e expressam a esperança e anseios para o futuro.

Um dos maiores festivais das Estrelas do Japão é o de Sendai, na província de Miyagi. Lá, a festa é celebrada entre os dias 6 e 8 de agosto, que se aproxima mais à data referente ao calendário lunar (adotado antigamente). A cidade fica toda colorida com decoração típica feita com papéis coloridos e atrai milhares de turistas para a região.