Faça um pedido às estrelas

35º tanabata Matsuri atrai visitantes às ruas da Liberdade, em São Paulo
35º Tanabata Matsuri atrai visitantes às ruas da Liberdade, em São Paulo

O 35º Tanabata Matsuri, Festival das Estrelas foi organizado pela ACAL – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade, nos dias 6 e 7 de julho, no centro de São Paulo. O vice-diretor da Associação, Marcelino Hamasaki, ficou responsável pelas atrações do palco principal e explicou que esse ano, a expectativa era que o evento atraísse em média 140 mil pessoas nos dois dias.

As ruas do bairro da Liberdade ficaram enfeitadas com bambus e decoração de papel feita por voluntários da ACAL, como a Mari Oshikubo, instrutora de taisso, que estava ajudando a vender os tanzakus (tiras de papel onde se escreve o pedido). “A pessoa faz um pedido, escreve no papel e pendura nos bambus. Pode ser para si ou para uma outra pessoa. Depois, nós recolhemos tudo, levamos para fazer uma missa e, durante a cerimônia, os papéis são queimados”, explicou Oshikubo. Ela contou também que os os enfeites de papel, ou “minitanabatas”, também estavam sendo vendidos para que as pessoas levassem para casa para levar bons fluidos e paz.
Menina veste yukata para apresentação de dançaYukata é vestimenta típica dos festivais que acontecem durante o verão japonês
Cada um dos tanzakus tinha uma cor distinta que estavam sendo vendidos com os seguintes temas:

Branco – Paz
Verde – Esperança
Amarelo – Dinheiro
Rosa – Amor
Azul – Proteção
Vermelho – Paixão

De acordo com a diretora social da ACAL, Marina Maeda Tikazawa, As preparações do evento começaram três meses antes, com toda a produção de enfeites e escolha das atrações. “Hoje, o evento recebe o apoio da prefeitura de São Paulo e faz parte do calendário oficial do município”, conta.

Veja as fotos do 35º Tanabata Matsuri

Clique em uma das imagens abaixo para visualizar a galeria

Fotos: Rafael Salvador/ JBC

Você pode se interessar também por...