Dia da Imigração Japonesa no Brasil

imigração japonesa kasato maruNo dia 18 de junho é comemorado o Dia da Imigração Japonesa no Brasil.

Já são mais de 100 anos de muita história entre os dois países. A data foi determinada pois foi neste dia, em 18 de junho de 1908, que aportou em Santos o primeiro navio japonês – Kasato Maru – com aqueles que foram registrados como os primeiros imigrantes japoneses. O navio partiu do porto de Kobe e a viagem levou 52 dias.

De Santos, muitos imigrantes foram para o interior de São Paulo, com a promessa de encontrar a “terra que dava dinheiro”, em alusão às fazendas de café, onde muitos imigrantes iam trabalhar.

Atualmente, a comunidade nipo-descendente no Brasil já está na sexta geração e estima-se que some pelo menos 1,5 milhão de pessoas.

Se no começo eles eram maioria no setor agrícola, hoje, eles estão presentes em diversos nichos da sociedade. São empresários, comerciantes, políticos, artistas que fazem parte desse intercâmbio de culturas.

.: Imigração japonesa começou com o Kasato Maru

Ryo Mizuno, o homem que iniciou a imigração

Ryo Mizuno (19859-1951) nasceu em Kochi, Japão. Durante o período de reabertura dos portos, ele conheceu e empreendeu na cafeicultura brasileira, trazendo consigo em 1908 a bordo do Kasato Maru os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil.

A primeira cafeteria do Japão, a Café Paulista, pertencia a Mizuno na cidade de Osaka. Outro empreendimento de Mizuno é uma cafeteria em Guinza (em Tokyo), e existe até os dias atuais.

Parte desta história pode ser conhecida no Museu Histórico da Imigração Japonesa, em São Paulo.

Museus da Imigração no Brasil

Obras em homenagem à imigração japonesa