106 anos da imigração japonesa no Brasil

Monumentos em Kobe e em Santos lembram a conexão entre Japão e Brasil, desde 1908
Monumentos em Kobe e em Santos lembram a conexão entre Japão e Brasil, desde 1908

O dia 18 de junho é o Dia da Imigração Japonesa no Brasil e em 2014 são comemorados 106 anos de muita história entre os dois países. A data foi determinada pois no dia 18 de junho de 1908 o primeiro navio japonês – Kasato Maru – aportou em Santos com imigrantes.

E é nesta cidade que foi colocado o Monumento do Desembarque de Imigrantes Japoneses, para lembrar este fato histórico. A estátua, que fica no Parque Municipal Roberto Mario Santini, foi feita em comemoração aos 90 anos de imigração, em 1998.

Do outro lado do mundo, em Kobe, há um monumento semelhante: o Monumento à Emigração. Na “versão” japonesa, a criança aponta em direção à América do Sul, para onde partiu o navio que saiu do porto de Kobe no dia 28 de abril de 1908.

Atualmente, a comunidade nipo-descendente no Brasil já está na sexta geração e estima-se que some pelo menos 1,5 milhão de pessoas.

Se no começo eles eram maioria no setor agrícola, hoje, eles estão presentes em diversos nichos da sociedade. São empresários, comerciantes, políticos, artistas que fazem parte desse intercâmbio de culturas.