Movimento Água no Feijão: nikkeis se juntam em ação de combate à fome

movimento água no feijãoO Movimento Água no Feijão é uma ação que reúne voluntários com o intuito de distribuir marmitas a comunidades carentes de São Paulo, e que está sendo desenvolvida pela chef Telma Shiraishi (Embaixadora para Difusão da Culinária Japonesa e chef do restaurante Aizomê) junto com entidades como JCI Brasil-Japão, Abeuni, Bunkyo, Aliança Cultural Brasil-Japão e Asebex.

Quem tem fome tem pressa

movimento água no feijão chef Telma Shiraishi

A chef Telma Shiraishi lidera o projeto junto com jovens de entidades nikkeis de São Paulo

Diante da crise, das dificuldades enfrentadas no setor da alimentação e do agravamento da situação de pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social, os voluntários das entidades nipo-brasileiras resolveram se unir e criar o projeto que ganhou o nome “Movimento Água no Feijão”, em alusão ao sentido de multiplicar e permitir que mais pessoas possam comer.

Mesmo com medidas de assistência à população por parte do governo paulista, muitas pessoas ainda não conseguem o mínimo para se alimentar. Por isso, o movimento surgiu com o intuito de complementar as diversas outras ações em andamento.

Solidariedade e cozinha: nesses tempos difíceis a desigualdade social e o desamparo despertaram a urgência por ação e providência. Assim nasceu o projeto Água no Feijão, idealizado pela chef para levar alimento e cuidado aos desprovidos. Sua esperança é que essa receita de solidariedade possa ser replicada e amplificada para nutrir a vida e a esperança por tempos melhores para todos.

A iniciativa prevê toda a ação envolvida na produção de marmitas, desde a arrecadação de insumos até a distribuição do alimento em comunidades selecionadas, incluindo também a participação de pequenos fornecedores, cozinheiros, ajudantes e transportadores.

View this post on Instagram

Quem tem fome tem pressa! Somos um grupo de voluntários, criado para auxiliar as pessoas que estão lutando diariamente contra a FOME, levando comida pra quem mais precisa. Serão 200 refeições diárias. ⁣⁣ ⁣⁣ Queremos também auxiliar toda a cadeia de produção das marmitas, mantendo o pagamento de cozinheiros, ajudantes, transportadores e pequenos fornecedores. Contamos com você nesse movimento de solidariedade pela vida!⁣⁣ ⁣⁣ Faça sua doação: www.aguanofeijao.org.br. ⁣⁣ 🙏🏼⁣ Doação de insumos, embalagens e outros materiais: contato@aguanofeijao.org.br⁣⁣ ⁣⁣ ⁣⁣ ⁣Realização: ⁣⁣⁣ ⁣ Aizome @aizomerestaurante⁣⁣⁣ JCI Brasil-Japão @jcibrasiljapao ⁣⁣⁣ Asebex @asebex_oficial ⁣⁣⁣ Abeuni @abeuni ⁣⁣⁣ Abjica @abjica ⁣⁣⁣ Aliança Cultural Brasil-Japão @culturaalianca⁣⁣⁣ [CJB] @comissaodejovensbunkyo⁣⁣⁣ KIF Brazil @kifbrazil⁣ ⁣⁣ Patrocínio: Fundação Kunito Miyasaka Café Fazenda Aliança @cafefazendaalianca Perfumaria Takeo @perfumariatakeo ⠀ Apoio institucional: ⁣⁣⁣ Consulado Geral do Japão em São Paulo @consulgeraljapao_sp Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social @instabunkyo ⁣⁣⁣ Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil Japan House São Paulo @japanhousesp Imperador do Ipiranga @imperadordoipirangaoficial Jornal Nippak #ajuda #solidariedade #aguanofeijao #beneficente #solidariedade #voluntariado⁣⁣ ⁣

A post shared by Movimento Água no Feijão (@aguanofeijaobr) on

Contribuições

A meta inicial é que sejam distribuídas 200 marmitas por dia, durante 30 dias. E para conseguir viabilizar toda a produção, o projeto está recebendo doações pelo site www.aguanofeijao.org.br com várias opções de valores (toda ajuda é bem-vinda!).

Como ajudar?

  1. Acesse o site www.aguanofeijao.org.br
  2. Escolha um “pacote” que inclui a quantidade de marmitas que você deseja doar.
  3. Clique no botão “Adicionar ao carrinho”
  4. E realize o pagamento via Pay Pal*

*Se você ainda não tiver cadastro no Pay Pal, é rápido e seguro. Basta seguir as instruções de preenchimento do formulário.

  • Para fazer doações em insumos, embalagens ou outros materiais, entre em contato com a equipe de voluntários pelo e-mail contato@aguanofeijao.org.br.

Nas redes sociais

Você também pode ajudar compartilhando nas redes sociais para que mais pessoas possam contribuir com a causa.

Movimento Água no Feijão

.: Veja como ajudar: www.aguanofeijao.org.br

Realização: JCI Brasil-Japão – a Junior Chamber International, Abeuni (Aliança Beneficente Universitária de São Paulo), Comissão de Jovens do Bunkyo, Aliança Cultural Brasil-Japão, Asebex (Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão), ABJICA (Associação Brasileira de Ex-Bolsistas JICA), KIF (Koyamada International Foundation)

Apoio: Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social

Quer ajudar mais?

Conheça outros projetos e instituições beneficentes que estão precisando de ajuda! Estas são algumas das instituições com fortes laços com a comunidade nipo-brasileira.

Muitos possuem assistidos que necessitam de cuidados especiais, e estão precisando de EPIs e itens de higiene, ou outros materiais. Conheça o seu trabalho e as formas de ajudá-los:

Atualização de 8 de maio de 2020
No dia 8 de maio, o Água no Feijão conseguiu atingir a meta inicial de arrecadações. Mas, o movimento continua ativo para viabilizar a continuidade da produção e, assim, ajudar mais pessoas e por mais tempo.

View this post on Instagram

Temos duas excelentes notícias para compartilhar. O Movimento Água no Feijão divulga que atingiu hoje a meta de arrecadação da primeira fase do projeto (valor suficiente para a produção de 6.000 marmitas por 30 dias), e está realizando a primeira entrega das 200 refeições diárias aos moradores da comunidade Heliópolis, na zona Sul de São Paulo. A entrega está programada para as 12h00. ⠀ A equipe de voluntários do Movimento Água no Feijão, liderados pela chef Telma Shiraishi, gostaria de expressar gratidão e respeito pelas doações de patrocinadores, apoiadores, colaboradores e pessoas físicas, que possibilitaram atingir a meta da primeira fase de arrecadação! ⠀ A comunidade de Heliópolis, severamente afetada pelos efeitos da crise da Covid-19, receberá as refeições produzidas pelo Movimento Água no Feijão, pelo período de 30 dias, nessa primeira fase do projeto, com apoio de lideranças locais. ⠀ A partir de agora, o Movimento Água no Feijão vai operacionalizar a entrega das 200 refeições para a comunidade e em breve, divulgar as próximas etapas do projeto. ⠀ Contamos com você nesse movimento de solidariedade pela vida! Curta e compartilhe com seus amigos!⁣ ⁣ Faça sua doação: www.aguanofeijao.org.br. ⁣ ⁣ Doação de insumos, embalagens e outros materiais: contato@aguanofeijao.org.br⁣ ⁣ ⁣Realização: ⁣⁣⁣ ⁣ Aizome @aizomerestaurante⁣⁣⁣ JCI Brasil-Japão @jcibrasiljapao ⁣⁣⁣ Asebex @asebex_oficial ⁣⁣⁣ Abeuni @abeuni ⁣⁣⁣ Abjica @abjica ⁣⁣⁣ Aliança Cultural Brasil-Japão @culturaalianca⁣⁣⁣ [CJB] @comissaodejovensbunkyo⁣⁣⁣ KIF Brazil @kifbrazil⁣ ⁣⁣ Patrocínio: Fundação Kunito Miyasaka Café Fazenda Aliança @cafefazendaalianca Perfumaria Takeo @perfumariatakeo ⠀ Apoio institucional: ⁣⁣⁣ Consulado Geral do Japão em São Paulo @consulgeraljapao_sp Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social @instabunkyo ⁣⁣⁣ Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil Japan House São Paulo @japanhousesp Imperador do Ipiranga @imperadordoipirangaoficial Jornal Nippak ⠀ #ajuda #solidariedade #aguanofeijao #beneficente #voluntario #voluntariado

A post shared by Movimento Água no Feijão (@aguanofeijaobr) on