Máscara de tecido DIY

mascara de tecido DIYCom a disseminação do coronavírus (Covid-19) pelo mundo, a procura por máscaras de proteção tem aumentado. Cada país tem adotado medidas diferentes em relação à recomendação do uso de máscaras e com as constantes mudanças de tomadas de decisão diante de novas descobertas que vão sendo divulgadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou o guia com recomendações sobre uso de máscaras (em inglês).

De acordo com a atualização do documento, os tomadores de decisão de cada país devem levar em conta termos como a densidade populacional, o risco de propagação rápida (por exemplo, ambientes fechados, comunidades carentes, acampamentos) e a capacidade de adotar o distanciamento físico (por exemplo, em um ônibus). Entre as vantagens apontadas para o uso das máscaras mesmo por pessoas que não apresentam os sintomas da doença está a:

Redução do risco potencial de transmissão de uma pessoa que foi infectada e está no período pré-sintomático (antes do aparecimento de sintomas como tosse seca e febre)

Recomendação com ressalvas ao uso inadequado da máscara

  • Riscos potenciais de auto-contaminação, que pode ocorrer quando a pessoa toca e reutiliza uma máscara contaminada
  • Possíveis dificuldades respiratórias
  • Falsa sensação de segurança, levando a potencialmente menos adesão a outras medidas preventivas, como distanciamento físico e higiene das mãos

No Japão, e em outras partes do mundo, a falta de máscaras nas prateleiras acabou incentivando alternativas criativas para fazer as máscaras em casa, como estas que vamos compartilhar a seguir.

Opções de máscaras feitas em casa começaram a ganhar espaço nas redes sociais do Japão e a revista Cotton Time, publicada pela Shufu to Seikatsu Sha, compartilhou gratuitamente um tutorial com o molde (e traduzimos o pdf – baixe aqui) para que as pessoas possam fazer a sua própria máscara em casa.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda ressalta que pessoas infectadas, profissionais de saúde ou pessoas com contato próximo a pessoas doentes ou com suspeita de contaminação do vírus devem usar máscaras específicas, preferencialmente a cirúrgica ou a N95.

A orientação é que as pessoas não saiam comprando máscaras em grandes quantidades porque quem realmente precisa pode acabar ficando sem. A comunidade médica americana, inclusive, já iniciou uma campanha de doação de máscaras para driblar a falta de máscaras para os profissionais (www.weneedmasks.org).

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde do Brasil, o uso da máscara só é efetivo se associado às boas práticas de higiene, como lavar bem as mãos com água e sabão ou higienização com álcool em gel. Então, se você for usar a máscara (estando com sintomas ou não), não se esqueça dessa dica!

Afinal, pode ou não usar máscara de tecido DIY?

Durante a coletiva virtual realizada no dia 7 de abril, o vice-diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Jarbas Barbosa, ressaltou que “Alguns países têm recomendado o uso de máscaras caseiras, feitas com panos. Não temos evidências científicas fortes de que isso terá um papel importante na redução da velocidade de transmissão. Porém, em algumas semanas, com muitos países fazendo esse tipo de recomendação, poderemos ter estudos para mostrar qual o efeito dessas medidas”.

Nesse meio tempo, algumas cidades do Brasil já decretaram a obrigatoriedade do uso de máscaras (podendo ser as de tecido ou não), especialmente em espaços públicos, comerciais e de uso coletivo.

Ainda há discussões sobre a eficiência do uso de máscaras feitas em casa, mas diante da falta de abastecimento das máscaras ideais até mesmo para os profissionais da saúde, alguns países como Japão, China e Tailândia já expressaram a aceitação às máscaras de tecido.

A iniciativa Smart Air apresentou alguns comparativos sobre a eficácia das máscaras de tecido quando comparadas a máscaras cirúrgicas, baseada em estudos da Universidade de Cambridge e de pesquisadores da Holanda e ambos chegam à conclusão que ainda que em diferentes níveis de proteção, “qualquer tipo de máscara aparenta diminuir a exposição e o risco de infecção viral” e que “os testes sugerem que uma máscara caseira deveria ser levada em consideração como uma última opção para prevenir a transmissão por gotículas a partir de pessoas infectadas, mas mesmo assim, é melhor do que nenhuma proteção.”

Enquanto isso, no Brasil, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) também estão na corrida para apresentar pesquisas a respeito do tema e apresentou no Jornal da USP ((link no final do post) o seguinte gráfico sobre a retenção do vírus:

mascara eficiencia coronavirus usp

Desempenho de diversos tipos de materiais usados na produção de máscaras para proteção contra o vírus da covid-19; eficiência de filtragem oscilou entre 60% e 97% USP

Levando tudo isso em consideração, a Made in Japan, com a cortesia e autorização da revista japonesa Cotton Time, compartilha esse molde de máscara de tecido para fazer em casa. (Só não esqueça de higienizar a máscara antes de usá-la).

mascara de tecido molde adulto

.: Baixe o molde em português: DIY máscara de tecido (adulto)

.: Baixe o molde em português: DIY máscara de tecido (criança)

No PDF com o molde tem duas opções de tamanho, para adultos e para crianças. Basta baixar o aquivo, imprimir em uma folha A4, recortar e usar de base para a sua máscara.

Materiais necessários

  • Tecido
  • Tesoura
  • Agulha
  • Linha de costura
  • Elástico

Depois que a sua máscara estiver pronta, lave bem com água e sabão neutro e, depois que estiver seca, passe ferro quente sobre o tecido. E se for usá-la novamente, repita o procedimento.

Máscara de tecido DIY

Site original Cotton Time: www.cottontimemagazine.com/page/10

Tire suas dúvidas sobre Coronavírus

.: Portal da Anvisa: portal.anvisa.gov.br/coronavirus
.: Ministério da Saúde do Brasil: Saiba quando é eficaz utilizar a máscara de proteção
.: Organização Mundial da Saúde: Advice on the use of masks in the context of COVID-19
.: Organização Panamericana da Saúde: COVID-19: OMS atualiza guia com recomendações sobre uso de máscaras
.: The Lancet Respiratory Medicine: Rational use of face masks in the COVID-19 pandemic
.: Smart Air: Can DIY Masks Protect Us from Coronavirus?
.: Pesquisa Universidade de Cambridge: Testing the Efficacy of Homemade Masks: Would They Protect in an Influenza Pandemic?
.: US National Library of Medicine National Institutes of Health: Professional and Home-Made Face Masks Reduce Exposure to Respiratory Infections among the General Population
.: Jornal da USP, por Júlio Bernardes: USP avalia eficácia de máscaras e testa materiais para produção

Obs: Até o momento, esses foram os principais destaques levantados sobre o tema. Se você tiver alguma sugestão para acrescentar informações, por favor, fique à vontade para deixar o seu comentário. Sua participação sempre será bem-vinda, desde que com respeito e sem agressividade.