Movimento Água no Feijão: nikkeis se juntam em ação de combate à fome
O Movimento Água no Feijão é uma ação que reúne voluntários com o intuito de distribuir marmitas a comunidades carentes de São Paulo, e que está sendo desenvolvida pela chef Telma Shiraishi (Embaixadora para Difusão da Culinária Japonesa e chef do restaurante Aizomê) junto com entidades como JCI Brasil-Japão, Abeuni, Bunkyo, Aliança Cultural Brasil-Japão e Asebex.
Quem tem fome tem pressa
Diante da crise, das dificuldades enfrentadas no setor da alimentação e do agravamento da situação de pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social, os voluntários das entidades nipo-brasileiras resolveram se unir e criar o projeto que ganhou o nome “Movimento Água no Feijão”, em alusão ao sentido de multiplicar e permitir que mais pessoas possam comer.Mesmo com medidas de assistência à população por parte do governo paulista, muitas pessoas ainda não conseguem o mínimo para se alimentar. Por isso, o movimento surgiu com o intuito de complementar as diversas outras ações em andamento.
Solidariedade e cozinha: nesses tempos difíceis a desigualdade social e o desamparo despertaram a urgência por ação e providência. Assim nasceu o projeto Água no Feijão, idealizado pela chef para levar alimento e cuidado aos desprovidos. Sua esperança é que essa receita de solidariedade possa ser replicada e amplificada para nutrir a vida e a esperança por tempos melhores para todos.
A iniciativa prevê toda a ação envolvida na produção de marmitas, desde a arrecadação de insumos até a distribuição do alimento em comunidades selecionadas, incluindo também a participação de pequenos fornecedores, cozinheiros, ajudantes e transportadores.
https://www.instagram.com/p/B_oNBDmjfkc/?utm_source=ig_web_copy_link
Contribuições
A meta inicial é que sejam distribuídas 200 marmitas por dia, durante 30 dias. E para conseguir viabilizar toda a produção, o projeto está recebendo doações pelo site www.aguanofeijao.org.br com várias opções de valores (toda ajuda é bem-vinda!).
Como ajudar?
- Acesse o site www.aguanofeijao.org.br
- Escolha um “pacote” que inclui a quantidade de marmitas que você deseja doar.
- Clique no botão “Adicionar ao carrinho”
- E realize o pagamento via Pay Pal*
*Se você ainda não tiver cadastro no Pay Pal, é rápido e seguro. Basta seguir as instruções de preenchimento do formulário.
- Para fazer doações em insumos, embalagens ou outros materiais, entre em contato com a equipe de voluntários pelo e-mail contato@aguanofeijao.org.br.
Nas redes sociais
Você também pode ajudar compartilhando nas redes sociais para que mais pessoas possam contribuir com a causa.
- Curta @aguanofeijaobr no Facebook
- Siga @aguanofeijaobr no Instagram
Movimento Água no Feijão
.: Veja como ajudar: www.aguanofeijao.org.br
Realização: JCI Brasil-Japão – a Junior Chamber International, Abeuni (Aliança Beneficente Universitária de São Paulo), Comissão de Jovens do Bunkyo, Aliança Cultural Brasil-Japão, Asebex (Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão), ABJICA (Associação Brasileira de Ex-Bolsistas JICA), KIF (Koyamada International Foundation)
Apoio: Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social
Quer ajudar mais?
Conheça outros projetos e instituições beneficentes que estão precisando de ajuda! Estas são algumas das instituições com fortes laços com a comunidade nipo-brasileira.
Muitos possuem assistidos que necessitam de cuidados especiais, e estão precisando de EPIs e itens de higiene, ou outros materiais. Conheça o seu trabalho e as formas de ajudá-los:
Atualização de 8 de maio de 2020
No dia 8 de maio, o Água no Feijão conseguiu atingir a meta inicial de arrecadações. Mas, o movimento continua ativo para viabilizar a continuidade da produção e, assim, ajudar mais pessoas e por mais tempo.
https://www.instagram.com/p/B_7hS6ljJXV/?utm_source=ig_web_copy_link