Pôsteres de artistas japoneses divulgam Tokyo 2020
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tokyo 2020 lançou os pôsteres oficiais produzidos especialmente para a divulgação do evento pelo Japão. No total, são 20 pôsteres produzidos por 19 artistas convidados, entre eles, mangakás, designers gráficos e fotógrafos renomados.
O lançamento das artes foi feito no dia 6 de janeiro, exatamente a 200 dias do início dos jogos (24 de julho de 2020). Por enquanto, as artes ficarão expostas no Museu de Arte Contemporânea de Tokyo, até o dia 16 de fevereiro de 2020.
Entre os destaques, duas artes de Asao Tokolo – artista responsável pela criação dos emblemas das Olimpíadas e Paralimpíadas de 2020 – apresentam as linhas que ordenam os retângulos que desenham os círculos de cada emblema. Composto por três variedades de formas retangulares, o design representa diferentes países, culturas e formas de pensar, que incorporam a mensagem de “unidade na diversidade”.
Já o mangaká Naoki Urasawa, que teve suas obras expostas recentemente no Brasil “Isto é Mangá” na Japan House São Paulo, criou uma página de mangá inspirado no estilo de mangás de esportes.
Outro autor de mangás que entrou nesta lista é Hirohiko Araki, que criou um pôster inspirado na obra de ukiyo-ê A Grande Onda de Kanagawa, de Katsushika Hokusai, considerado um dos precursores do mangá moderno.
Veja os pôsteres das Olimpíadas de Tokyo 2020
Naoki Urasawa
“Mangá de esportes é um gênero quase que único do Japão. Os mangás de esportes tiveram um papel significante na evolução e sucesso do mangá japonês porque os quadrinhos semanais tinham um formato perfeito para capturar a empolgação dos eventos esportivos. Ao longo dos anos, os autores de mangás foram direcionando seus talentos em representar a emoção calorosa das competições e jogos. Terminando com a linha “Continua…” (つづく) cada episódio semanal deixa os leitores à beira de suas cadeiras, como se estivessem assistindo à uma competição de verdade.”
Esse é um trabalho novo criado exclusivamente para os Jogos Olímpicos. É minha tentativa de representação que transcende eventos esportivos, raça e idade. Todos têm a sua vez. Agora é a sua vez!”
Shinro Ohtake
Daijiro Ohara
Shoko Kanazawa
Tomoko Konoike
Taku Satoh
Asao Tokolo
“Meus desenhos para os emblemas das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tokyo 2020 são círculos em ‘ai’ (azul índigo japonês), ambos compostos por um número igual de retângulos obtidos ao conectar os ponto médios dos losangos, um padrão que eu chamei de Kumi-ichimatsu-mon. Nesses desenhos, retângulos ‘indivduais’ formam ‘grupos’ sob ‘regras’.”
Meu objetivo era criar um ‘bastão de revezamento’ para ser passado de 2020 para as gerações futuras.Eu criei os designs como um tributo aos designers de Tokyo 1964, que usaram compassos e réguas em suas criações, e imaginando quais meios poderiam ser usados por designers do futuro.”
Takashi Honma
Theseus Chan
Chiris Ofili
Viviane Sassen
Philippe Weisbecker
Veja os pôsteres das Paralimpíadas de Tokyo 2020
Hirohiko Araki
Eu imaginei os deuses dos esportes chegando ao Japão por um céu cheio de nuvens que lembram ondas turbulentas. O tema da composição veio da arte de Katsushika Hokusai, A Grande Onda de Kanagawa.”
Koji Kakinuma
Goo Choki Par
Tomoyuki Shinki
Asao Tokolo
Mika Ninagawa
Chihiro Mori
Akira Yamaguchi
Site oficial: (em inglês) tokyo2020.org/en/games/artposter