Tochigi, o encontro da tradição com a tecnologia

Tochigi consegue conciliar dinamismo tecnológico com tradição. Se na capital Utsunomiya é possível encontrar um forte polo industrial, com indústrias de automobilismo e de equipamentos médicos, universidades e grandes centros de pesquisa, a 35 km dali tem a cidade chamada Nikko que guarda a história do primeiro shogun do Japão, Tokugawa Ieyasu, que viveu de 1543 a 1616.

O clima é temperado e úmido, o que permite que a região seja uma das maiores produtoras de morangos e shiitake do Japão. Desastres naturais como tufões e enchentes são raros, o que faz de Tochigi um espaço agradável para se viver. A província de primaveras quentes e invernos rigorosos tem muitos resorts e onsens. A proximidade com Tóquio é outro fator que atrai turistas para Tochigi.

Programa imperdível

Na cidade de Nikko, a uma hora de trem e Tóquio, visitar o santuário Toshogu, onde está o mausoléu de Tokugawa Ieyasu (1543-1616), o fundador e primeiro shogun do shogunato Tokugawa, sistema que governou o Japão por mais de 250 anos até 1868.

Para comer

Guioza, uma espécie de pastel com recheio de carne de porco, legumes, alho e gengibre, servido frito ou a vapor, é de origem chinesa, mas foi adotado por Tochigi como prato ícone.

Curiosidades

Uma das esculturas mais famosas do mundo também está em Tochigi – os três macacos que simbolizam “Não vejo, não escuto, não falo” é um dos atrativos do santuário Toshogu.

Informações sobre Tochigi

Nome: Tochigi
Capital: Utsunomiya
Localização: nordeste de Kanto, ilha de Honshu
Área: 6.408 km²
Site oficial da província (em japonês): www.pref.tochigi.lg.jp/index.html

No Brasil

Associação da Província de Tochigi de São Paulo
Endereço: Rua Capitão Cavalcanti, 56 – Vila Mariana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 5549-6572

Conteúdo publicado originalmente na edição 141 da revista Made in Japan.

Você pode se interessar também por...