Tokushima, a província montanhosa

O Monte Tsurugi corta a província de leste a oeste

Cortada pelo monte Tsurugi de leste a oeste, Tokushima é dividida entre norte e sul. A montanhosa paisagem, os pinheiros que cobrem a maior parte das florestas e as praias paradisíacas na região nordeste fazem da província o lar de muitas espécies de plantas e animais. Na porção sul, devido ao litoral rochoso, mergulhadores aproveitam para conferirem os corais que se formaram nas águas de Tokushima.

Dança Awa odori

Programa imperdível

Não se sabe ao certo a origem dessa peculiar dança, típica de Tokushima: o Awa odori. No mês de agosto, inúmeros festivais com apresentações de grupos do gênero são realizados pela província. Com o chapéu de palha característico e o movimento cuidadosamente coreografado, as performances são uma atração local.

Para comer

A sopa com macarrão de trigo sarraceno Iya Soba é uma comida típica de Tokushima. Diz a lenda que, há muito tempo, um soldado foragido cozinhou tal prato no Ano Novo, o que fez bastante sucesso entre os locais. Com um toque especial de legumes como nabo e cenoura, a simples receita é o carro-chefe da gastronomia da província.

Curiosidades

Artesanato é o forte entre os provincianos. De bonecos de Awaodori de bambu a cerâmica estilo Otani, Tokushima mantém as tradições das artes manuais.

Informações sobre Tokushima

Nome: Tokushima
Capital: Utsunomiya
Localização: Leste da região de Shikoku
Área: 4,145 km²
Site oficial da província (em japonês): www.pref.tokushima.lg.jp/en/japanese/

No Brasil

Associação Cultural Tokushima Kenjin do Brasil
Endereço: Av. Dr. Antônio Maria Laet, 271 – Parada Inglesa, São Paulo – SP
Telefone: (11) 2204-4696

Conteúdo publicado originalmente na edição 141 da revista Made in Japan.

Você pode se interessar também por...