Saitama, a província das cores

Saitama é uma região de lindas montanhas, cujas vegetações mudam de cor conforme a época do ano. A província é carinhosamente chamada de Província do Esplendor (Sai-no-kuni), mas o que a terra das cores reserva a quem a visita?

Ícone na arte de hagoita, raquetes artesanais com figuras de guerreiros e gueixas, e washi, papel feito de fibra de arroz e tido como um dos mais duráveis do mundo. A natureza de Saitama preserva a beleza do Monte Bukou, de 1295 metros de altura, que atrai turistas o ano todo.

Em relação a turismo religioso, Saitama tem templos budistas como o Kita’in, localizado em Kawagoe, que guarda 540 imagens de pedra dos discípulos de Buda. Destaque também para o santuário Hikawa, em Omiya, que tem mais de 2 mil anos de história e é cercado por 1,2 mil cerejeiras.

Programa imperdível

Chichibu Yomatsuri é considerado um dos três grandes festivais do Japão

Participar do festival Chichibu Yomatsuri, que acontece nos dias 2 e 3 de dezembro, em pleno inverno japonês, e é considerado um dos três maiores festivais do Japão. Seis dashi, carros alegóricos, percorrem durante a noite as ruas da pequena Chichibu, ao som de melodias de flautas e tambores. O festival é a celebração da lenda de um amor proibido entre o deus-montanha Bukou-san e uma deusa chamada Myoken.

Para comer

Os pratos típicos da província são carê (curry), gyudon (arroz com carne ensopada) e yakitori (espetinho de frango com molho adocicado). Os habitantes de Saitama também comem muita batata doce.

Curiosidades

Fauna e flora foram muito generosas em Saitama. Por isso, alguns animais e plantas encontrados na região foram escolhidos para representar a província, como a ave Shirakobato, a borboleta Midori Shimiji, o peixe Musashi Tomiyo e a flor Prímula.

Informações sobre Saitama

Nome: Saitama
Capital: Saitama
Localização: Oeste de Kanto, vizinha a Tóquio vizinha a Tóquio
Área: 3,797 km²
Site oficial da província (em português): www.pref.saitama.lg.jp/portugues/index.html

No Brasil

Associação Cultural e Assistencial dos Provincianos de Saitama no Brasil
Endereço:Rua São Joaquim, 381 – 5 andar- Salas 51/52, Liberdade – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3271-6596

Conteúdo publicado originalmente na edição 141 da revista Made in Japan.

Você pode se interessar também por...