Shiga das tradições e história

Espremida entre as províncias de Aichi, Fukui, Gifu, Kyoto e Mie, Shiga não tem contato com o mar. Apesar disso, o maior lago do Japão, o Biwako, está localizada nessa província. O lago ocupa um sexto da área total de Shiga, e é o principal cartão-postal da província. Talvez a proximidade de Kyoto influencie a província a preservar suas tradições culturais. Além dos costumes e das construções históricas, o calendário oficial está repleta de eventos seculares como os festivais de Otsu, Sanno e Sagicho.

Programa Imperdível

Num complexo que reúne ciência e entretenimento, o Museu Biwako, localizado em Kusatsu, possui um dos maiores aquários de água doce do Japão, com dezenas de espécies retiradas das próprias águas do maior lago do arquipélago. O destaque do aquário é um tanque em formato de túnel, onde os visitantes sentem-se como se estivessem dentro do lago.

Para Comer

Há quem afirme que o Funazushi é a origem do sushi. O prato tem como ingrediente principal um tipo de carpa encontrada somente no lago Biwa, o funa. O peixe tem um cheiro característico e o seu sabor é inigualável. Para prepará-lo, os moradores o deixam de molho em água salobre, após limpa-lo completamente e colocar sal. Em seguida, a carne é seca em uma sombra e recheada com arroz. A forma de saboreá-lo é bem diversificado. Pode ser com shoyu, como tempurá, ou como ochazuke, adicionando água quente à iguaria.

Curiosidades

Lago Biwa durante o inverno

Otsu-e é um estilo de pintura encontrado somente na cidade de Otsu, localizada ao longo da margem sudoeste do lago Biwa. A sua característica ímpar é reconhecida pelas sete cores encorpadas que tingem os tecidos de algodão: amarelo, branco, laranja, marrom, preto, verde e vermelho. Quando surgiu, por volta do século 17, ilustrava os deuses budistas. Atualmente, o Otsu-e influencia de modo significativo a cultura japonesa, podendo ser encontrado no teatro, na dança e na literatura do país.

Informações sobre Shiga

Nome: Shiga
Capital: Otsu
Localização: Região Kinki
Área: 4.017,36 km²
Site oficial da província (em japonês): www.pref.shiga.lg.jp/

No Brasil

Associação Cultural Assistencial Shiga Kenfin do Brasil
Endereço: R. Brás Cubas, 415, Aclimação – São Paulo – SP
Telefone: (11) 5571-9659

Conteúdo publicado originalmente na edição 141 da revista Made in Japan.

Você pode se interessar também por...