As belezas da província de Osaka

Castelo de Osaka

Osaka desempenha um importante papel no setor secundário japonês. Aproximadamente 65% das pequenas e médias companhias industriais estão situadas na província. Além do peso econômico, Osaka também é conhecido por sua variedade cultural. E a riqueza de tradições remonta a um passado longínquo, quando a província era a capital do Japão, ainda no século 7. Como centro econômico e político da época, a região se desenvolveu sobre a influência de muitas peculiaridades tradicionais ao longo dos anos. Hoje, a metrópole concentra uma enorme gama de espetáculos típicos como o Bunraku e o Kabuki.

Por ser um dos maiores conglomerados urbanos do arquipélago, Osaka não tem vistosas paisagens geográficas – em compensação, agito é o que não falta. A reconstrução da cidade após os bombardeios da Segunda Guerra transformaram a arquitetura local, fazendo com que Osaka se tornasse uma das mais modernas metrópoles do país. Resultado: Sofisticados restaurantes e entretenimento para todos os gostos, como nos bairros Minami e Dotombori.

Programa imperdível

Com gigantescas lojas de departamento, museus e aquários, o Cosmosquare, na cidade de Osaka, é uma parada obrigatória. O parque de diversões Universal Studios Japan também é uma ótima opção para lazer.

Para comer

O takoyaki é um dos principais pratos preparados na província de Osaka

Não há como deixar de provar takoyaki, os mini bolinhos de massa recheados com pedaços de polvo e cobertos por molho agridoce. A comidinha, embora encontrada por todo o arquipélago, é o prato mais tradicional e típico de Osaka.

Curiosidades

Esqueça as risadas contidas, típicas das japonesas. Osaka é a capital do riso, devido ao número de comediantes (manzaishi) que surgem na província e se destacam na grande mídia. Existe até uma cultura diferente em relação ao humor – os osakajin são considerados mais expansivos, extrovertidos e amigáveis do Japão.

Informações sobre Osaka

Nome: Osaka
Capital: Osaka
Localização: Região central de Honsu, porção kinki
Área: 1,892 km²
Site oficial da província (em inglês): www.pref.osaka.jp/en/introduction/index.html

No Brasil

Associação Beneficente dos Provincianos de Osaka Naniwa-Kai
Endereço: Rua Domingos de Morais, nº 1581, Vila Mariana – São Paulo – SP
Telefone: (11) 5549-7226

Conteúdo publicado originalmente na edição 141 da revista Made in Japan.

Você pode se interessar também por...