Kagawa, a pioneira do aquaculturismo

Kagawa é conhecida por sua peculiaridade no setor de pescas, o aquaculturismo. São inúmeros criadouros que produzem toneladas de peixes, frutos do mar e crustáceos para o consumo doméstico. A atividade começou na década de 60, no lago de Ado, em Hiketa. Nos dias atuais o cultivo de vegetais, pescado e algas ainda é forte na região.

Já no campo cultural, Kagawa mantém várias manifestações tradicionais. Um dos mais curiosos é o Onna Bunraku, o teatro de bonecos realizado somente por mulheres – o único grupo do gênero no Japão.

Programa imperdível

Dar uma volta pelo parque Ritsurin, em Takamatsu, é fazer uma viagem de volta no tempo. O jardim foi construído no século 17 pelo senhor feudal Ikoma Takatoshi, e foi cuidadosamente mantido até os dias atuais. Com inúmeras pontes sobre os lagos cheios de carpas coloridas, o parque também possui uma casa de chá e um museu de arte.

Para comer

Sanuki, o antigo nome da província, batiza a especialidade local, o Sanuki Udon. Ele consiste em macarrão de trigo, molho de shoyu e caldo de peixe com algas marinhas. Apesar da simplicidade, o prato é considerado a especialidade da região, que atrai turistas de todo o Japão.

No Brasil você pode encontrar esse prato em alguns festivais que celebram a cultura japonesa, como o caso do Festival do Japão que acontece anualmente, e em restaurantes (leia mais no site Hashitag).

Curiosidades

O palco das aventuras do garotinho Momotaro que derrotou os onis (ogros) se dá em Kagawa. Megijima, conhecida também como Onigashima, com suas assombrosas cavernas, é a ilha que serve de moradia aos malfeitores que aparecem na lenda do jovem guerreiro, protagonista de um dos contos de fada mais famosos do Japão.

Informações sobre Kagawa

Nome: Kagawa
Capital: Takamatsu
Localização: Shikoku
Área: 1.861 km²
Site Principal da província (em japonês): www.pref.kagawa.jp/

No Brasil

Associação da Provincia de Kagawa no Brasil
Endereço: Rua Itaipu, nº 422 – Mirandópolis – São Paulo – SP
Tel: (11) 5587-5303

Você pode se interessar também por...