Princesa Mako planeja vir ao Brasil em 2018

Princesa Mako é a neta mais velha do imperador Akihito

A agenda da família imperial japonesa sempre inclui visitas internacionais para manter um bom relacionamento com os outros países, especialmente aqueles que abrigam uma expressiva comunidade de imigrantes japoneses e nipodescendentes. Na agenda oficial para 2018, uma visita inédita está sendo programada para o Brasil. Sua alteza imperial princesa Mako, filha mais velha do casal Akishino e neta mais velha do imperador Akihito é a cotada para representar a família imperial nas comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil.

A notícia foi divulgada pelas agências de notícia do Japão Kyodo News e Jiji Press, com base em declaração de um funcionário da Agência da Casa Imperial. A passagem da princesa pelo Brasil deve acontecer em julho, para as comemorações oficiais dos 110 anos da imigração.

Desde 2017, a possibilidade da vinda de um integrante da família imperial já tinha sido cogitada pela Comissão para Comemoração dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil – que tem como presidente Harumi Arashiro Goya, e presidente do Comitê Executivo Yoshiharu Kikuchi –, mas a resposta ainda não tinha sido confirmada.

Outras visitas imperiais

Esta não é a primeira visita de membros da família imperial japonesa no Brasil. O próprio imperador Akihito já esteve em terras tupiniquins três vezes (1967, 1978 e 1997) e já contamos os detalhes neste outro post.

Os três filhos do casal imperial também já passaram por aqui. O mais velho e príncipe-herdeiro, Naruhito, participou das comemorações de 100 anos da imigração japonesa no Brasil, em 2008 (e a Made in Japan contou tudo aqui)

O segundo irmão, Fumihito, é o que fez a visita mais recente, em 2015, quando esteve com sua esposa Kiko para as comemorações dos 120 Anos de Tratado de Amizade entre o Brasil e o Japão (saiba mais neste link).

Vinte anos antes, em 1995, tinha sido a vez da irmã mais nova, (até então princesa) Sayako, cumprir a agenda oficial para as comemorações do centenário do mesmo tratado.

Sobre a princesa Mako

Mako, tem 25 anos e é a filha mais velha do príncipe Akishino e da princesa Kiko.

Formada em Artes e Estudos de Propriedade Cultural, pela Universidade Cristã Internacional em Tokyo, Mako também estudou fora, na Universidade de Edimburgo, na Escócia, onde participou de um programa de intercâmbio.

Esta viagem deve ser uma de suas últimas obrigações oficiais como membro da família imperial, já que em novembro Mako está com o casamento marcado e deixará a coroa de lado.

Você pode se interessar também por...