Kochi, a província dos festivais e caminhos santos

Templo Shoryuji

Entre os dias 9 e 12 de agosto, Kochi se transforma no maior palco de Yosakoi do Japão. A tradicional dança da província tem adeptos e grupos no país todo e possui características mais contemporâneas que as demais manifestações do gênero.

Além do festival, durante todo ano, milhares de peregrinos realizam a rota de cerca de 1.450 km pela ilha de Shikoku, passando obrigatoriamente pelos 88 templos, dos quais 16 estão na província de Kochi (que já apresentamos aqui neste outro post). A caminhada costuma durar de 40 a 60 dias e, diz a tradição que, aquele que conseguir completar tal façanha estará mais apto a atingir a iluminação.

Programa imperdível

A visita ao museu Sakamoto Ryoma, nome de uma importante figura da Restauração Meiji (1868), é um passeio obrigatório para aqueles que querem se aprofundar na história do Japão. Já para as crianças, o museu do herói animado Anpanman promete ser um programa e tanto.

Localizado no centro da capital, o Castelo de Kochi é considerado um Tesouro Nacional, sendo um dos 12 castelos do Japão que ainda mantém sua estrutura original intacta. A visitação é permitida, mas com uma condição: de que se retire os sapatos para entrar.

Castelo de Kochi

Por ser uma das construções mais antigas, o acesso para deficientes é bem limitado. A entrada principal é direcionada para a área comercial de Obiyamachi e os jardins são um parque público onde também encontram-se a Biblioteca da Província e o Museu de Literatura de Kochi, além das estátuas de descendentes da família Yamanouchi.

Para comer

Definitivamente, quem vai para Kochi precisa provar o tataki de Katsuo, o peixe conhecido no Brasil como Serra, ou em inglês, Bonito. Com a carne defumada na parte exterior (com fumaça de palha de arroz) e crua no interior, os filés são temperados com vinagre e shoyu ou somente sal e servidos com alho picado e cebolinha.

Curiosidades

Foi em Kochi que se iniciou a produção das lâminas usadas nas espadas samurais, no fim do século 16 – e a tradição continua. Atualmente, 60% das lâminas utilizadas no ramo industrial são fabricadas na província.

Informações sobre Kochi

Nome: Kochi
Capital: Kochi
Localização: Sul de Shikoku
Área: 7,105 Km²
Site oficial da província (em inglês): www.pref.kochi.lg.jp/english/

 

No Brasil

Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil
Endereço: Rua dos Miranhas, nº 196 – Pinheiros – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3031-6799

Conteúdo publicado originalmente na edição 141 da revista Made in Japan.

Você pode se interessar também por...