Saga, a província dos festivais

Visão do anoitecer no mar Ariake

Cachoeiras, parques, reservas naturais – e o melhor de tudo – todas essas belezas da geografia de Saga podem ser vistas do alto. É na província que acontece o maior festival de balões do arquipélago, chegando a reunir mais de cem participantes e colorindo o céu acima do rio Kase, na capital.

Além da festa nos ares, na terra, a província é conhecida pelas suas tradicionais feiras de porcelana, uma das especialidades locais. Mais de 650 expositores se unem no período do Golden Week, no início de maio, para apresentar ao público as novidades do mercado do gênero.

Outro chamariz de Saga são as águas termais. O diferencial que se destaca entre as outras províncias que contam com o mesmo tipo de atração é o Yuraku, no pé da montanha Tenzan, um onsen inovador pois ele tem dois tipos de dependência: um é tradicional, baseado na arquitetura rústica e tipicamente nipônica. A outra, foi inspirada na modernidade das estruturas contemporâneas do ocidente, dando um toque de sofisticação. Mas antes de relaxar nos banhos e descansar nas saunas, o visitante pode aproveitar o parque aquático que conta com toboáguas e piscinas com ondas.

Programa imperdível

Quando o Japão ainda era dividido entre duas grandes dinastias, a do sul e a do norte, as guerras eram acontecimentos do cotidiano. Representando essa época, só que de forma alegre e meramente figurativa, o festival Imari Ton-Ten-Ton, na cidade de Imari, é uma grande atração de Saga. Duas procissões levando o respectivo mikoshi, os templos que mais lembram um carro alegórico carregado por pessoas, “brigam” em um ritual festivo e típico da região no mês de outubro.

Para comer

Os pescados de origem do Mar de Ariake, em Saga, são os mais indicados como iguarias locais. O Mutsugoro e o Warasubo são dois peixes bastante consumidos, além das ostras, caranguejos e demais frutos do mar encontrados no litoral. Juntos, eles formam o combinado conhecido como a especialidade da cozinha de Ariake.

Curiosidades

O “Gatalympics” é uma competição que envolve muita habilidade na lama


“Gatalympics” é uma gincana que mobiliza toda região litorânea da cidade de Kashima anualmente no mês de maio, quando a maré tem seu nível mais baixo. A lama que se forma nessa época vira palco para o mais divertido e sujo jogo de competição do país, em que os participantes realizam jogos como cabo de guerra e ski.

Informações sobre Saga

Nome: Saga
Capital: Saga
Localização: Noroeste de Kyûshu
Área: 2,400 km²
Site oficial da província (em japonês): www.pref.saga.lg.jp/

No Brasil

Sociedade Cultural Saga Ken do Brasil
Endereço:Rua Pandiá Calógeras, nº 108, Aclimação – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3208-7254

Conteúdo publicado originalmente na edição 141 da revista Made in Japan.

Você pode se interessar também por...