Kanagawa, a província da China Town

Visão aérea da cidade de Yokohama à noite

Quem deseja uma vida pacata do interior sem se afastar demais da praticidade das metrópoles pode encontrar em Kanagawa o lugar ideal. A província abriga, em harmonia, a moderna Yokohama e as tradicionais Kamakura e Hakone, que reúnem templos históricos e imagens seculares de Buda. A província recebeu uma grande influência da China, por causa do Porto de Yokohama. Prova disso é o bairro de ‘China Town’. É praticamente um pedaço da China dentro do Japão.

Programas Imperdíveis

Quem passa pela província de Kanagawa não pode deixar de visitar Hanoke e Kamakura. As duas cidades abrigam belas paisagens, trilhas e templos antigos que inspiram paz e harmonia aos visitantes.

Hanoke é famosa em todo Japão pela paisagem paradisíaca. A cidade abriga o Lago Ashinoko, formado na cratera criada pela última erupção do vulcão localizado no Monte Hanoke, 3000 anos atrás. Do lago, você consegue ver o Monte Fuji e é uma das mais belas visões da região. Leia mais sobre a ilha neste outro post.

Já Kamakura, está repleta de templos e construções do período feudal, sendo que a principal atração é a estátua do Buda de Kôtoku-in, que sobreviveu ao tsunami do século 15.

 

Para Comer

O prato típico da região é o Shumai, um bolinho recheado com carne de porco temperado. Na massa, ingredientes bastante simples: apenas farinha e água. Depois de ser enrolado, o bolinho é cozido no vapor em vez de frito. O resultado é um petisco muito saboroso com uma massa bem macia.

Para prová-lo, basta visitar as barraquinhas espalhadas pelas ruas de Yokohama. Na realidade, o Shumai é o sinal da forte influência chinesa no local, assim como a maioria dos pratos que compõem a culinária de Kanagawa.

Curiosidades

Visão do Mirante Minato, Yokohama

Em 17 de abril de 2009, para homenagear os 150 anos do Porto de Yokohama – o mais importante do Japão – foi exibida no local uma aranha mecânica gigante, de 37 toneladas e 12 metros de altura. O imenso aracnídeo robotizado, aliás, não apenas foi exibido como também andou às margens do rio. A criatura foi desenvolvida pelo grupo francês La Machine.

Foi também em Yokohama que o Brasil conquistou o seu quinto título na Copa do Mundo, em 30 de junho de 2002, por 2 x 0 contra Alemanha. Uma festa inesquecível para muitos brasileiros dekasseguis que tiveram a oportunidade única de assistir ao jogo decisivo.

Informações sobre Kanagawa

Nome: Kanagawa
Capital: Yokohama
Localização: região Kanto, na ilha de Honshu
Área: 2.415,42 km²
Site oficial da província (em japonês): www.pref.kanagawa.jp

No Brasil

Kanagawa Kenjinkai – Associação Cultural e Assistencial Kanagawa
Endereço: R. Itaipu, nº 422 – Mirandópolis – São Paulo – SP
Telefone: (11) 5587-5303

Conteúdo publicado originalmente na edição 141 da revista Made in Japan.