Ishikawa das folhas de ouro

A província de Ishikawa é considerada o centro cultural de Hokuriku, devido a atenção conferida às artes plásticas. Kanazawa é a capital da província e também é o centro econômico e cultural.

O lado histórico da região torna a cidade também conhecida como a “pequena Kyoto”. Alguns exemplos são a Cidade dos Samurais de Nagamachi, as ruínas de um castelo do século 16 e o Distrito das Gueixas Higashi, uma pequena vila construída na Era Edo (1600-1868).

Programa imperdível

Jardim Kenrokuen durante o florescer da cerejeira

Kenrokuen é um dos três jardins panorâmicos mais famosos do Japão, é o principal cartão-postal da cidade de Kanazawa.

Existem registros de que foram necessários 150 anos para terminar sua construção.

Durante o florescer da cerejeira as arvores transformam a paisagem com um colorido típico e deixam os caminhos floridos.

Para comer

A refinada gastronomia de Kanazawa faz o uso do kinpaku (flocos de ouro), indo desde pratos salgados até bebidas alcoólicas. A cidade é muito famosa pela fabricação de kinpaku, representando cerca de 98% da produção do país.

Estes flocos de ouro são utilizados para enobrecer e embelezar saquês, wagashi (doces tradicionais japoneses, leia mais no site Hashitag), chás, sushis, e recentemente até bolos e cafés de lojas contemporâneas. Apesar de metal, não há risco nenhum para a saúde pois é eliminado naturalmente pelo organismo após a digestão.

Kanazawa também se destaca pelos sabores dos pratos marinhos, principalmente no caso dos caranguejos do inverno.

Curiosidades

Para capturar o Gori, um peixinho de águas doces muito usado na culinária de Ishikawa, são necessárias duas pessoas. Um dos pescadores precisa “raspar” o fundo do rio com uma prancha, enquanto seu companheiro induz o peixe para dentro de uma cesta de bambu de três lados. A técnica foi desenvolvida nos tempos do Japão feudal e continua a ser utilizada ainda hoje.

Informações sobre Ishikawa

Nome: Ishikawa
Capital: Kanazawa
Localização: Norte da ilha Honshu
Área: 4 185,22 km²
Site Principal da província (em português): www.pref.ishikawa.lg.jp

No Brasil

Associação Ishikawa Ken do Brasil
Endereço: Rua Tomás Carvalhal, nº 184 – São Paulo – SP
Tel: (11) 3884-8698

Conteúdo publicado originalmente na edição 141 da revista Made in Japan.

Você pode se interessar também por...