Gunma, a província das termas

Oze é cercado por montanhas. Na primavera, o local ganha um tapete repleto de Mizubasho e no outono as folhas ganham várias tonalidades.

O maior encanto dessa província está na natureza. A sua beleza inigualável, somada aos festivais que ocorrem no decorrer do ano, atraem turistas do mundo inteiro. Outra vantagem de Gunma está em seu clima, que não apresenta muitas variações. Além disso, fenômenos naturais como terremotos e tufões não são muito frequentes devido a localização da província – praticamente na região central do Japão.

Gunma ainda abastece toda a megalópole de Tóquio com a sua agricultura. Juntamente com a pecuária, a região representa um papel fundamental na economia japonesa. Gunma também tem um grande destaque no Japão devido a sericultura, tecelagem de seda e fiação. Tanto que na cidade de Kiryu, a tecelagem local é um dos mais procurados.

A sua técnica de tintura e confecção é passada de geração em geração desde a Era Tempyo (século 8 d.C.). O avanço da tecnologia apenas melhorou o sistema de criação. O resultado pode ser visto nos tecidos coloridos ricamente estampados produzidos pela tecelagem de Kiryu.

Programa Imperdível

Kasatsu

Quem visitar Gunma não pode deixar de mergulhar em uma das 195 termas da região, tidas como entre as melhores no ranking de qualidade do país. O mais conhecido do Japão é o Kusatsu Onsen. O local possui modernas instalações, mas também conserva as tradicionais hospedarias.

Já no inverno, a atração também ficam por conta das pistas de esqui, bastante visitadas por turistas de diversas localidades.

Para Comer

O udon (sopa de macarrão) é típico dessa região. Tanto que Gunma é considerada a “capital” desse prato tão popular no Japão. Lá, o udon é feito de uma forma diferente e recebe o nome de okirikomi.

Para começar, o macarrão usado na sopa é parecido com o tagliarini. Já o caldo, feito com shoyu ou missô e temperado com katsuobushi (peixe seco ralado), vai cenoura, shiitake, vagem, espinafre e aburaguê (tofu frito). O macarrão é acrescentado por último, depois que todos os ingredientes estiverem bem cozidos.

Curiosidades

As cidades de Oizumi, Ota e Isesaki atraíram tantos brasileiros que a comunicação pode ser feita em português mesmo. Tanto que Oizumi é conhecida como Brazilian Town, e em todos esses municípios pode-se encontrar pelo menos um estabelecimento comercial verde-amarelo.

 

Informações sobre Gunma

Nome: Gunma
Capital: Maebashi
Localização: Ao norte da planície Kanto Heiya, à cerca de 100 quilômetro de Tokyo
Área: 6.363 km²
Site Principal da província (em japonês): www.pref.gunma.jp/

No Brasil

Gunma Kenjinkai do Brasil
Endereço: R. São Joaquim, nº 526, Liberdade, São Paulo
Tel: (11) 3341-8085

Conteúdo publicado originalmente na edição 141 da revista Made in Japan.

Você pode se interessar também por...