Akita, dos invernos rigorosos à culinária acalentadora

Lanternas do Festival de Kanto

Montanhas, lagos e florestas. A província de Akita é conhecida pela sua natureza exuberante e também por ter um dos invernos mais rigorosos do Japão, sempre repletos de neve. Por isso, possui ótimas pistas de esqui e resorts. Destaca-se pelo plantio de arroz, pela fabricação de saquê e, na pesca, costuma tirar dos mares mais de uma centena de espécies de pescados como salmão, truta, atum e marisco.

No verão, o Festival de Kanto acontece na capital e leva às ruas milhares de japoneses para ver homens equilibrando lanternas em bambus. No inverno ocorre o Festival de Kamakura, na cidade de Yokote. Crianças ajudam a construir cabanas (Kamakura) na neve e brincam dentro delas.

Programas imperdíveis

  • Visitar o lago Tazawa, o mais profundo do Japão. Com 423 metros de profundidade, o lago fica no Parque Nacional Towada-Hachimantai, em Semboku.
  • Conhecer o museu dos cães Akita, criado pela Sociedade de Preservações dos cães Akita. Localizado A cidade de Odate, o museu tem uma estátua do cãozinho Hachiko logo na entrada.

Para comer

Peça o kiritampo, a comida típica de Akita, O kiritampo é uma massa feita com arroz moído em pilão e enrolado em um cilindro de madeira para depois ser torrado. O arroz enrolado é servido no kiritampo nabe, um ensopado temperado com shoyu, verduras, frango, ervas e konnyaku.

Curiosidades

Estátua localizada em Shibuya, Tóquio.

Akita é famosa pelo seu arroz de excelente qualidade. O tipo de arroz da região é conhecido como “arroz komachi” em homenagem à poetisa japonesa Ono-no-Komachi, que viveu na era Heian e era celebrada tanto por seu talento artístico quanto por sua impressionante beleza. Não existem dados concretos mas acredita-se que ela tenha nascido em Akita.

Se você associou o cão da raça Akita à província, acertou. Essa raça é originária da província e há mais de 300 anos era conhecida como cão de briga, esporte popular no Japão. Hoje, a raça é um símbolo japonês de lealdade. Quem nunca ouviu falar de Hachiko, o fiel cão japonês que costumava esperar seu dono na estação de trem, não é mesmo? A história, que ficou conhecida com o filme “Sempre ao seu Lado”, é baseada em fatos reais e o cão foi homenageado com uma estátua colocada na frente da estação de Shibuya, em Tóquio, e outra, mais recente, colocada na Universidade de Tóquio (veja as fotos aqui).

Informações sobre Akita

Nome: Akita
Capital: Akita
Localização: norte da ilha de Honshu
Área: 11.612 km²
Site da província: (em japonês) www.pref.akita.lg.jp

No Brasil

Associação Cultural e Recreativa Akita Kenjin do Brasil
Av. Lins de Vasconcelos, nº 3.390 – Vila Mariana, São Paulo, SP – Tel.(11) 5573-4107

Conteúdo publicado originalmente na edição 141 da revista Made in Japan.

Você pode se interessar também por...