Aomori, a província das maçãs e carros alegóricos

macieiras Monte Iwaki Aomori

Maçãs e ao fundo o monte Iwaki

Situada ao norte de Honshu, a província de Aomori está separada de Hokkaido pelo Estreito de Tsugaru. Ao sul, faz fronteira com as províncias de Akita e de Iwate. A região é famosa pelo cultivo de arroz, inhame, alho, bardana e, principalmente, maçãs.

Alguns dos símbolos de Aomori são: os cisnes, a árvore hiba (que resiste a ventos fortes e neve), o peixe azevias (símbolo da piscicultura em Aomori) e a flor das macieiras, pois Aomori possui a maior produção de maçãs do Japão, sendo responsável pela metade do que é consumido no Japão.

Uma das cidades mais conhecidas é Hachinohe cuja economia é movida pela importação e exportação de diversos produtos industriais. No município de Hirosaki, o destaque é o castelo que foi construído pelo clã feudal Tsugaru. O castelo, composto de três torres e cinco portões, está em perfeito estado de conservação. O parque que cerca o castelo abriga 2.600 cerejeiras e é uma ótima opção de passeio ao ar livre.

Programa imperdível em Aomori

Desfile Nebuta Aomori

Carro de desfile do Nebuta

No início do mês de agosto, acontece o Aomori Nebuta Matsuri, na capital da província. O festival gira em torno do desfile de bonecos gigantes conduzidos em carros alegóricos iluminados passando pelas ruas ao som de taiko e flauta.

Os carros alegóricos são acompanhados por pessoas carregando lanternas e dançarinos gritando o tradicional “rassera”, que pode significar, entre outras coisas, “traga mais saquê”.

Para comer

O prato tradicional da província é o kenoshiru, uma espécie de sopa de arroz com rabanetes, konnyaku, cenoura, bardana, aguedofu, couve, tofu e ervas. Tempera-se com missô.

Curiosidades

  • Aomori abriga um sítio arqueológico, o Sannai Maruyama, onde ocorreu a descoberta de grandes assentamentos que datam desde o início da Era Jomon (de 4.000 a 5.500 anos). Outros locais históricos da era Jomon na província são o Sítio Histórico Korekawa em Hachinohe Kamegaoka e na península de Tsugaru.
  • Um dos maiores túneis submarinos do mundo fica em Aomori. É o Seikan, inaugurado em 1988, tem 53,8 km de extensão, sendo 23,3 km embaixo d’água. Maior que o euro túnel. O Seikan liga Honshu a Hokkaido por via ferroviária. Há até um museu em homenagem ao túnel, o Túnel Seikan Memorial Museum (Sotogahama Town).

Mais Informações sobre Aomori

Nome: Aomori
Capital: Aomori
Localização: extremo norte da ilha de Honshu
Área: 9.607.04 km²
Site da província (em inglês):
www.pref.aomori.lg.jp

No Brasil

Aomori Kenjin do Brasil
R. Doutor Siqueira Campos, n 62, Liberdade, São Paulo, SP – (11) 3207- 1599

Conteúdo publicado originalmente na edição 141 da revista Made in Japan.

Você pode se interessar também por...