Nebuta Matsuri em Aomori e Hirosaki

O Nebuta Matsuri é um dos maiores festivais tradicionais da região de Tohoku. Todos os anos, as ruas das cidades de Aomori e Hirosaki (ao norte do Japão) ficam coloridas com lanternas gigantes. Os desfiles acontecem ao ar livre e trazem os chamados “nebutas”, que são lanternas feitas com bambu e papel e são decoradas com figuras humanas, geralmente de samurais e guerreiros que interagem com pássaros e demônios.

Existem diferentes versões sobre as origens do festival e uma delas é a de que surgiu como variação do ritual conhecido como “toro-nagashi”, um ritual de purificação e iluminação do caminho das águas para os espíritos. O registro do primeiro nebuta remonta ao período Muromachi (1336-1568), que foi criado durante um festival de verão em Kyoto.

O festival acontece entre os dias 2 e 7 de agosto e traz atrações de queima de fogos, desfiles de lanternas acompanhado por grupos de música tradicional e barracas de comidas de rua, como parte do calendário de festivais de verão que alegram as cidades japonesas.

Clique em uma das imagens abaixo para visualizar a galeria

Fotos: JNTO