Rakuten anuncia novos planos para o Brasil

A Rakuten Brasil já atua com serviços de vendas eletrônicas, marketing, consultoria e e-books, desde 2011
A Rakuten Brasil já atua com serviços de vendas eletrônicas, marketing, consultoria e e-books desde 2011

No último dia 14, a Rakuten Brasil promoveu o Rakuten Expo para reunir lojistas virtuais para trocas de experiências e palestras sobre comércio e marketing em plataformas digitais.

A Rakuten é uma empresa especializada em e-commerce, com sede em Tóquio. A divisão brasileira Rakuten Brasil chegou a São Paulo há três anos, com a incorporação da plataforma de comércio eletrônico Ikeda e os serviços da SaaS. Além da plataforma de vendas para pequenas e médias empresas, a Rakuten também oferece serviços de consultoria e marketing direcionados aos lojistas no Brasil.

A Rakuten está presente em 28 países com os serviços de e-commerce e outras áreas como tecnologia, logística, viagens, comunicação (Viber), hospedagem de vídeos (Viki e Wuaki.tv). Logo após o estabelecimento do escritório brasileiro, a Rakuten também adquiriu a plataforma para e-books, Kobo, em parceria com a livraria Cultura.

Para 2014, a empresa anunciou 30 novas parcerias, entre elas a integração da Stelo, PayPal e da bandeira MasterCard como facilitadores do pagamento das compras online. Ricardo Jordão, diretor de marketing da Rakuten Brasil, acrescentou que até março de 2015 a empresa pretende finalizar o processo de implantação de um sistema de logística para otimizar o armazenamento e agilizar a entrega dos produtos.

Marcelo Terrazan, diretor de vendas da Rakuten Brasil, explicou que em breve, os usuários brasileiros poderão acessar um cadastro global, que permite a navegação integrada por todas as plataformas da Rakuten apenas com um login. Terrazan explicou que isso também facilitará as compras nas plataformas de outros países, desde que o vendedor disponibilize o serviço de entrega internacional.

Sobre o aquecimento de vendas no Brasil, Jordão disse que aposta no crescimento de vendas de peças de automóveis: “Agora é a vez do ramo de autopeças crescer no mercado de vendas online. Depois de calçados, roupas, alimentos, vejo que o setor de autopeças tem crescido bastante nos últimos tempos”.

Outro serviço que está nos planos da empresa é a adoção dos serviços de pagamento por tecnologia NFC (Near Field Communication) – que permite pagamento apenas pela aproximação de um aparelho habilitado. “No Japão, esse serviço já é usado há muitos anos e, considerando que no Brasil temos uma das maiores redes de aparelhos habilitados com essa tecnologia, queremos trazer isso para cá também”, disse Jordão.

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Fotos: Divulgação

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