Pianista japonês Hiroyuki Nakayama no Brasil

O pianista japonês Hiroyuki Nakayama veio ao Brasil a convite da Fundação Japão de São Paulo e, em apresentação única que aconteceu no dia 19 de fevereiro em São Paulo, Nakayama trouxe ao palco músicas da série de games Final Fantasy. Na setlist do concerto, o pianista retomou as músicas que foram lançadas no álbum Piano Opera Final Fantasy I a VI, lançado em 2012 em comemoração aos 25 anos da série de games.

Nakayama aprendeu a tocar piano com cinco anos de idadeNakayama aprendeu a tocar piano com cinco anos de idade

Segundo seguranças do local, havia cerca de 600 pessoas no vão do MASP no momento em que os ingressos começaram a ser distribuídos. Como o auditório do MASP abriga somente 374 pessoas, a organização decidiu antecipar a distribuição dos ingressos. “Já era claro que não haveria ingressos para todos os que estavam na fila, então não fazia sentido deixar todas aquelas pessoas na fila em vão”, explicou a assessoria de imprensa da Fundação Japão.

Nakayama veio ao Brasil exclusivamente para esta apresentação e, como sua agenda estava apertada, não foi possível agendar um segundo show. “É um grande prazer e uma imensa felicidade estar aqui no Brasil tocando o concerto Piano Opera. Cheguei ontem e já vou embora amanhã. Estou com sono mas vou me esforçar!”, disse logo após a abertura do concerto, com Prelude~Opening, de Final Fantasy.

A seriedade com que tocava as músicas no piano era logo quebrada com a descontração de seus depoimentos. “Na época da escola, me lembro que gostava de jogar em casa e no dia seguinte tentava reproduzir a música no órgão da escola. Recebi muitos elogios dos meus colegas e cheguei até a ser reconhecido como um pianista genial. Foi a única época que eu fazia sucesso entre as garotas. Então, para quem joga games, tente pegar as músicas de ouvido e toque na sua escola que vocês farão sucesso entre as garotas”, brincou Nakayama no palco.

Vídeo: © Fundação Japão/Paulo Barbagli


Os arranjos de Nakayama

O pianista aprendeu a tocar piano aos 5 anos de idade. Sempre foi fã de games e para ele “é realmente uma grande alegria tocar músicas de jogos, é como se estivesse realizando um sonho”, conta.

Em 2012, lançou junto com o compositor Nobue Uematsu, álbum Piano Opera Final Fantasy I a VI e em maio de 2014, vão lançar a continuação de Final Fantasy VII, VIII e IX. “As gravações começaram em dezembro do ano passado e faremos um um concerto em comemoração ao lançamento do novo álbum em maio”, disse. Os ingressos (que custam 6 mil ienes, o equivalente a cerca de 120 reais) praticamente esgotaram para os dois dias de apresentação. “Que bom que aqui foi de graça”, brincou.

“Tocar músicas de gamaes é a realização de um sonho”Made in Japan: Conte um pouco sobre o processo criativo do seu trabalho

Nakayama: Eu como jogador acabo entendendo um pouco sobre os caminhos, os tipos de cenas. Essa experiência ajuda na hora de dramatizar as cenas. A dificuldade está em transformar as músicas originais, que são curtas, em arranjos de piano mais extensos. Por isso, pude usar minha experiência como jogador para transformar e ao mesmo tempo caracterizar a obra como um arranjo de piano.

Antes de mais nada, o primeiro disco do Piano Opera era de jogos do Nintendinho (Famicom)., então era diferente, mais simplificado. Entretanto, na sequência de músicas orquestrada e mais complexas, a primeira coisa que faço é identificar a melodia dos instrumentos e imaginar o que o Uematsu, que preza muito pela melodia, gostaria de transmitir e como os jogadores vão compreender aquela música.

Mij: Hoje, com o acesso a novas tecnologias, ficou mais fácil criar músicas, por exemplo. Como você vê esse cenário atual?

Nakayama: Acredito que no fundo, música é uma expressão humana, então na verdade, é daí que vem toda a emoção. Na apresentação, nas músicas que toquei hoje, é um momento em que o ser humano expressa os sentimentos e isso se estende para outros instrumentos seja o piano, violino, o prórpio canto. Acredito que isso não vá e não deve mudar mesmo daqui a 300 anos e eu trabalho para isso, para emocionar as pessoas.

Clique em uma das imagens abaixo para visualizar a galeria


Fotos: Nikko Fotografia

Tour mundial de Piano Opera: Music From Final Fantasy inclui o Brasil na lista

Você pode se interessar também por...