Governo japonês aprova novo plano de negócios da Tepco

A Tepco (Tokyo Electric Power) anunciou hoje (15 de janeiro), que as mudanças propostas para o Plano de Negócios da empresa foram aprovadas pelo governo japonês. A empresa, que também é responsável pelo funcionamento da usina Daiichi, de Fukushima apresentou a proposta ao governo japonês em dezembro de 2013 com o objetivo diminuir gastos com combustíveis fósseis e de garantir lucro estável em dez anos.

De acordo com o plano, a empresa pretende retomar as atividades da maior usina nuclear do mundo, Kashiwazaki Kariwa, localizada na província de Niigata. A estratégia é que pelo menos dois reatores voltem a funcionar até julho de 2014 e que em dois anos, todos os sete reatores já estejam ativos.

O governador de Niigata, Hirohiko Izumida, critica abertamente a capacidade da empresa em operar uma usina nuclear, dada a experiência com a crise de Fukushima, destacou a Bloomberg.

E, segundo o jornal Japan Today, a oposição às atividades nucleares continua forte e é tema importante nas discussões, principalemente em Tóquio, onde o próximo governador deve ser eleito no próximo mês.