Mauricio de Sousa é laureado pelo governo japonês

O desenhista Maurício de Sousa traçou sua carreira com os personagens da Turma da Mônica que já é conhecida em mais de 30 países. As influências da cultura japonesa na vida de Maurício de Sousa ficaram ainda mais evidentes com a criação das personagens Tikara e Keika, em comemoração aos 100 anos de Imigração Japonesa no Brasil e o lançamento da Turma da Mônica Jovem, em estilo mangá.

A amizade do desenhista brasileiro com o mangaká Osamu Tezuka também resultou, mais tarde, em uma parceria “in memorian” entre a Turma da Mônica Jovem e os personagens clássicos de Tezuka e a edição especial da Turma da Mônica Jovem convidando os jovens brasileiros a visitarem o Japão pós-tsunami são evidências de que Maurício de Sousa teve papel importante na aproximação entre as culturas japonesa e brasileira.

Em dezembro de 2013, o cônsul geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima fará a entrega da honraria “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta”, concedida pelo Imperador do Japão, ao desenhista brasileiro pelo importante trabalho de divulgação da cultura japonesa.

Tikara e Keiko, personagens criados em homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil
Tikara e Keika, personagens criados em homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil

Você pode se interessar também por...