O espírito zen japonês

Cena no templo Kiyomizudera, em Kyoto
Cena no templo Kiyomizudera, em Kyoto

Ao ver essas imagens, é inevitável não ficar com (ainda mais) vontade de ir para o Japão. Os produtores Nicolas Arcivos e Ryan Earl sentiram isso quando foram para lá pela primeira vez há cinco anos e decidiram transmitir a visão deles sobre o país e a cultura japonesa.

Eles voltaram para o Japão e passaram duas semanas gravando cenas em Kyoto, Nara e Tóquio, para compilar tudo em um vídeo de 4 minutos e 48 segundos. A trilha sonora de “Japan: a journey between tradition and modernity” é um trecho da música Eternity (Sakura’s Leaves Fall Down) e representa a passagem das cenas gravadas durante a primavera no Japão, coloridas em tons de rosa com a emblemática flor de cerejeira.

A produtora de vídeos AmnesiArt fica na França, mas os projetos da dupla não tem fronteiras. Além do Japão, Dubai também serviu de cenário para um outro projeto bem bacana de Arcivos e Earl. Arcivos conversou com a redação do site Made in Japan para contar um pouco mais sobre o vídeo.

O que despertou o interesse de vocês para fazer o vídeo?
Nós somos grandes fãs do Japão. Fomos para o Japão há cinco anos e nos apaixonamos por esse país tão bonito, então decidimos voltar e fazer um vídeo sobre o país e mostrar a nossa visão.

O que vocês mais gostaram de lá? Têm recomendações de lugares imperdíveis?
Nós gostamos muito do espírito zen-budista dos inúmeros templos de Kyoto (Kinkakuji, Gingakuji, Nanzenji…) e o fato de que é tão pacífico. Nós adoramos Nara como todos os cervos passeando livremente entre as pessoas. E, claro, Tóquio, Ueno Park, Shibuya e os cruzamentos famosos. Nós gostamos de tantos lugares que é difícil citar todos eles. Nós tentamos captar a atmosfera do Japão por meio das cenas desses lugares.

A cultura japonesa é bastante conhecida na França?
A cultura japonesa é, com certeza, bastante popular na França, pela gastronomia, pessoas respeitosas, riqueza da história, etc.

Vocês tiveram muitos desafios para fazer as gravações?

Gravar as cenas foi muito prazeroso. As pessoas respeitavam nosso trabalho e nós não tivemos problemas.

Quais são os próximos projetos da AminesiArt?
Nós adoraríamos gravar um outro filme sobre o interior do Japão, no futuro. E, claro, também temos muitos destinos em mente para projetos futuros. Seria muito interessante fazer imagens da América do Sul, Austrália e dos outro países da Ásia.

Assista ao vídeo: Japan: a journey between tradition and modernity


Vídeo: AmnesiArt

Você pode se interessar também por...