Artes marciais: escolha a sua

Kendô

O kendô é uma arte marcial desenvolvida a partir das técnicas tradicionais de combate com espadas dos samurais do Japão feudal, o Kenjutsu. Tem duas variantes: o kendo com shinai (espada de bambu) e o katana (espada real, com lâmina).

kendo (1)

O que significa
Claramente baseado no kenjutsu (“Ken” significa “espada” e “Jutsu”, “técnica”), o kendô dá prosseguimento à tradição do manuseio da espada por meio de diversas técnicas e estilos.

Filosofia
Entre todas as artes marciais, o kendô é considerado uma das que mantêm maior identificação com suas raízes e valores originais. A Federação Japonesa de Kendô define como objetivo “oficial” dessa arte “disciplinar o caráter humano pela aplicação de seus princípios”. Entre os propósitos que justificariam a prática do kendô, estão o cuidado absoluto com a mente e o corpo e cultivo de um espírito vigoroso.

Como chegou ao Brasil
O kendô foi trazido ao Brasil pela comunidade japonesa logo no início da imigração. Desde o primeiro torneio mundial, em 1970, quando ganhou o terceiro lugar por equipes, o Brasil tem se mantido entre os países com melhor retrospecto no esporte.

Anterior | Próximo

Páginas: 1 2 3 4 5 6