Mestre do Aikido recebe homenagem em São Paulo

Ono sensei aikidoKeizen Ono Shihan (7º Dan Aikikai), o mais antigo praticante de Aikido do Brasil, receberá uma homenagem em sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, do dia 1º de setembro de 2017.

A data coincide com o Dia do Profissional de Educação Física e, em reconhecimento ao trabalho voltado às artes marciais, Ono Sensei receberá a Homenagem Esportiva 2017 e o título Doutor Honnoris Causa em Artes Marciais pela Erich Fromm University, da Flórida (EUA). A universidade, que apoia as artes marciais, concede tal título àqueles que desenvolveram trabalhos teóricos ou práticos de relevância em diversas áreas do conhecimento.

Ono Sensei é hoje o mais renomado aikidoísta do Brasil e é um dos mais sérios pesquisadores sobre a utilização da energia (Ki) dentro de sua arte.

Mestre do Aikido, Ono sensei

Mestre do Aikido, Ono sensei


Atualmente no nível de 7º dan, Ono detém, desde 2006, o título de Shihan, denominação de mestre em reconhecimento aos serviços prestados dentro da comunidade do Aikido, recebido do Japão e reconhecido no mundo todo.

Aos 91 anos, o mestre do Aikido ainda ministra aulas quase diariamente em seu Dojo na Vila Mariana, em São Paulo. Nascido em Tokyo, no dia 1º de outubro de 1925, ele chegou ao Brasil ainda criança, aos nove anos de idade, em uma das primeiras levas de imigrantes que se dirigiram ao interior de São Paulo para trabalharem nas lavouras.

Desde cedo interessado por artes marciais, Ono já era faixa preta de judô quando o Aikido chegou ao Brasil. Fascinado com as primeiras demonstrações públicas, foi o sexto aluno a se matricular na academia de Kawai Sensei introdutor do Aikido na América Latina.

Ono Sensei – A fluência no Aikido

Canal: Aikido Brasil

Você pode se interessar também por...