A origem dos sobrenomes japoneses

Sobrenomes da antiguidade

Dado pelo imperador
Até os dias de hoje, a Família Imperial não possui sobrenome nem Koseki Tohon, como todos os cidadãos japoneses. Na antiguidade, quando um membro da Família Imperial for mava uma nova família (shiseikouzoku), recebia de presente um sobrenome e se tornava independente. Alguns dos mais famosos são MINAMOTO (源), TAIRA (平) E TACHIBANA (橘).

Clãs poderosos
Apesar de ser um símbolo, a Família Imperial era mais um clã de poder entre tantos outros da antiguidade. O imperador, então, tinha de conceder a eles títulos de nobreza (Kabane) de acordo com a posição e ocupação de cada um. Grande parte dos clãs modificaram suas árvores genealógicas para demonstrar ligação com a Família Imperial. Os mais conhecidos são FUJIWARA, SAGA, MONOBE, OOTOMO, KIBI e KENO.

Estrangeiros
Após o século IV, clãs inteiros de países vizinhos como a China e a Coreia desembarcaram no arquipélago. Uns como prisioneiros ou reféns. Outros como refugiados, após terem perdido disputas de poder em seus países. Por possuírem muitos conhecimentos e tecnologias avançadas, ganhavam sobrenomes. Alguns exemplos são as famílias HATA (秦) e AYA (漢).

Templos xintoístas
Cada templo tinha uma família responsável, que responsáveis pelo Usajingu (宇佐神宮), em Oita, eram a família USA, enquanto os IZUMO zelavam do Izumotaisha (出雲大社), em Shimane.

CURIOSIDADES
Alguns sobrenomes contêm kanji que, reunidos, formam grupos interessantes.Quatro estações
春夏秋冬 (ひととせ hitotose) = Composto pelas quatro estações do ano:
春 = Haru = primavera
夏= natsu = verão
秋 = aki = outono
冬 = fuyu = inverno

Pontos cardeais
東西南北 (よもひろ – Yomohiro) = Composto por pontos cardeais:
東 = higashi (leste)
西 = nishi (oeste)
南 = minami (sul)
北 = kita (norte)

Números
百千万億 (つもい – Tsumoi) = Composto por múltiplos de dez
百 = hyaku (cem)
千 = sen (mil)
万 = man (10 mil)
億 = oku (cem milhões)

 
Veja também
.: Os 100 sobrenomes japoneses mais populares

Páginas: 1 2 3 4 5