Kanji de 2016

Matome

O kanji escolhido para 2016 foi ‘ouro’

Todos os anos, a Sociedade Japonesa de Proficiência em Kanji realiza uma votação nacional para definir qual o ideograma japonês (kanji) que representou o ano que passou. O ideograma mais votado em 2016 foi: 金 (kin, ouro).

Esta foi a terceira vez que o kanji 金 foi o mais votado – a primeira vez foi em 2000 e depois em 2012.

Entre os fatores indicados para a escolha, estão o fato de que 2016 foi o ano das Olimpíadas, que aconteceram no Rio de Janeiro e levaram muitos atletas à conquista de medalhas de ouro (12 conquistadas pelos japoneses).

Outro motivo também vem da vitória de Donald Trump nas eleições à presidência dos Estados Unidos. A referência vem, aparentemente, dos cabelos dourados (金髪, kinpatsu) de Trump.

veja como escrever o kanji

Tradicionalmente, o anúncio é feito com uma cerimônia no Templo Kiyomizu, em Kyoto, em que o monge escreve o kanji do ano sobre um quadro. Assista ao vídeo, a seguir.

Em 2015, o kanji escolhido foi 安 (an), que pode ser interpretado como “segurança, paz”. A escolha veio em um momento importante para o país, quando as discussões sobre as Forças de Autodefesa do Japão estavam em evidência. O tema da paz também marcou o ano de 2015 por ser aniversário de 70 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Fontes: Sankei, Matome.