Recital de shakuhachi Tradição e Modernidade

São Paulo – 17 de novembro de 2018

No dia 17 de novembro, a Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa e o Espaço Cachuera! apresentam o recital de shakuhachi Tradição e Modernidade. A apresentação acontece a partir das 20h30 e conta com o apoio da Fundação Japão.

O shakuhachi é uma flauta de bambu de embocadura livre, corpo de bambu e cinco orifícios, que surgiu no Japão em meados do século VIII, introduzido pelos chineses como instrumento da corte. Posteriormente, foi utilizado pelos monges do seguimento Zen budista, tornando-se um dos símbolos da música japonesa.

Kaoru Kakizakai

Natural de Chichibu, na província de Saitama, no Japão, o músico apresenta-se ao instrumento dentro da tradição do Honkyoku, que tem suas origens no Zen budismo. Ele iniciou em música tocando kena e, aos 21 anos de idade, começou seus estudos de shakuhachi com Keizo Saito. O professor, ao reconhecer sua habilidade natural ao instrumento, o recomendou a estudar com o lendário mestre Katsuya Yokoyama.

Graduado pelo Conservatório Tradicional de Música NHK, Kakizakai venceu o importante concurso Kumamoto All Japan Hogaku. Gravou seis CDs como solista e tornou-se popular como mestre da Kokusai Shakuhachi Kenshukan, em Tóquio.

Kakizakai tem apresentado com orquestras a obra “November Steps”, de Toru Takemitsu, estreada pelo mestre Yokoyama, em 1967. Atuou como solista frente à Orquestra Sinfônica NHK, sob regência de Charles Dutoit e Hiroyuki Iwaki, e na Filarmônica de São Petersburgo, sob direção de Akira Naito.

Se apresentou em duo com a pianista Maria João Pires e gravou a obra “Homenaje a Martha Graham”, de Ramon Humet, com participações de Claron McFadden e Alberto Rosado.

Kakizakai realiza apresentações pelos Estados Unidos, Europa e Ásia. Paralelamente, é pesquisador do Tokyo College of Music, instrutor em tempo integral do Internacional Shakuhachi Kenshudan e NHK Culture Center, e presidente da Escola Internacional Shakuhachi Kenshu-kan Chichibu e Higashi Yamato School.

Recital de shakuhachi Tradição e Modernidade

Quando: 17 de novembro de 2018
Horário: 20h30
Onde: Espaço Cachuera!
Endereço: Rua Monte Alegre, 1094 – Perdizes. São Paulo-SP
Quanto: R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia)
Mais informações: (11) 3875-5563