Agenda: |

Mostra de Cinema Japonês Mikio Naruse

Salvador – 20 de agosto de 2013

A mostra é promovida pela Fundação Japão e pelo Escritório Consular do Japão no Recife, em parceira com a Fundação da Bahia DIMAS, e traz 13 filmes do conceituado diretor vindos diretamente de Tóquio, todos eles em cópias 35mm, legendadas em português. Uma rara oportunidade aos amantes do cinema clássico japonês.

Veja mais no link.

15h A Chegada do Outono (Aki tachinu / 秋立ちぬ, 1960)
Uma viúva recente, Shigeko, vai à casa de seu irmão em Tóquio com seu filho,que estudava na sexta série, Hideo. Shigeko arranjou para que Hideo vivesse com seu irmão, que possui uma banca de legumes, enquanto ela trabalha na hospedagem MishimaInn próximo dali. Tendo crescido no campo, Hideo não está acostumado à cidade e prefere a companhia de seu bichinho de estimação, Riki, que um dia, por infelicidade, desaparece.

17h Nuvens de Verão (Iwashigumo / 鰯雲, 1958)
Yae, que perdeu seu marido na guerra, administra uma pequena fazenda com sua sogra, enquanto cria seu único filho, Tadashi. Okawa, um repórter agrícola da filial local de um jornal de Tóquio a entrevista sobre as recentes reformas agrícolas e os dois se tornam grandes amigos. O irmão mais velho de Yae, Wasuke, um pai de 7 filhos, pede que os dois, Okawa e Yae, atuem como intermediários no arranjo do casamento de seu filho mais velho, Hatsuji. Eles visitam a noiva prometida, Michiko, e descobrem, por uma estranha coincidência, que sua mãe é a primeira esposa de Wasuke, que foi expulsa de casa pelo pai de Wasuke, ainda no início do casamento.

Mostra de Cinema Japonês Retrospectiva Mikio Naruse
Quando: 16 a 22 de agosto de 2013
Onde: Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) – Sala Walter da Silveira
Endereço: R. Gen. Labatut, 27 – Barris Salvador – BA
Ingresso: gratuito
Informações: (71) 3116-8120
Website: www.dimas.gov.ba.br