Agenda: |

Mostra de Cinema Japonês Mikio Naruse

Salvador – 18 de agosto de 2013

A mostra é promovida pela Fundação Japão e pelo Escritório Consular do Japão no Recife, em parceira com a Fundação da Bahia DIMAS, e traz 13 filmes do conceituado diretor vindos diretamente de Tóquio, todos eles em cópias 35mm, legendadas em português. Uma rara oportunidade aos amantes do cinema clássico japonês.

Veja mais no link.

15h Mamãe (Okaasan / おかあさん, 1952)
Okaasan / 1952 / 98 min. / De Mikio Naruse. Com Kinuyo Tanaka, Kyôko Kagawa, Eiki Okada. A história de uma pobre e trabalhadora mãe com um marido doente, que se sacrifica para sustentar a família num subúrbio de Tóquio. Naruse apresenta um compassivo, resignado, e comovente exame da luta humana, perseverança e sacrifício. Sobrepondo a inocência e o otimismo da juventude com a austeridade da vida do Japão pós-guerra, Naruse reflete a gradual erosão da esperança em face da mudança e da incerteza.

17h Nuvens Flutuantes (Ukigumo / 浮雲, 1955)
Nuvens Flutuantes, um dos filmes mais intensos e tristes de Naruse, conta a história de um amor e desamor, que se desenrola ao longo de vários anos, com os encontros, desencontro e reencontros entre uma mulher e seu amante.

Mostra de Cinema Japonês Retrospectiva Mikio Naruse
Quando: 16 a 22 de agosto de 2013
Onde: Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) – Sala Walter da Silveira
Endereço: R. Gen. Labatut, 27 – Barris Salvador – BA
Ingresso: gratuito
Informações: (71) 3116-8120
Website: www.dimas.gov.ba.br