Novos esportes Olímpicos para Tokyo 2020

Nos Jogos Olímpicos de Verão de 2020, que serão sediados em Tokyo, cinco novas modalidades foram incluídas na programação. Os esportes que antes não entravam como categoria olímpica e que em 2020 entram para as disputas são: baseball/ softball, karatê, surfe, escalada e skate abrindo espaço para mais 18 competições, levando em conta as divisões de cada modalidade.

Com essa novidade, mais 474 atletas devem ser incluídos nos Jogos Olímpicos de Verão, que estão programados para acontecer entre 22 de julho a 9 de agosto de 2020. Na sequência, acontecem os Jogos Paralímpicos, de 25 de agosto a 6 de setembro de 2020.

Baseball/Softball

novos esportes olimpicos baseball softball

tokyo2020


Antes mesmo da cerimônia de abertura, já começam as competições de softball (mulheres), no dia 22 de julho de 2020. Ao terminar a disputa das equipes femininas, começa a competição masculina, de baseball. Ambos chegaram a fazer parte dos Jogos Olímpicos entre 1992 (Barcelona) e 2008 (Pequim) e retornam ao hall das medalhas olímpicas em 2020.

Karate

novos esportes olimpicos karate

tokyo2020


A disputa de karate será dividida em kata (feminino e masculino) – modalidade em que cada competidor faz uma demonstração de uma série de movimentos, que depois são avaliados pelo júri – e kumite (feminino e masculino em 3 categorias por peso) – modalidade em que dois atletas se enfrentam no tatami numa área de 8x8m. No total, serão classificados 80 atletas de karate do mundo todo para disputar as medalhas olímpicas.

Surfe

novos esportes olimpicos surf

v


As competições de surfe serão de shortboard para um total de 40 atletas (20 homens e 20 mulheres), classificados com base nos mundiais do esporte – ranking da WSL (World Surf League), mundiais da ISA (Associação Internacional de Surfe) e Jogos Panamericanos do Peru.

Escalada

novos esportes olimpicos escalada
Na fase preliminar, participarão 40 atletas (20 homens e 20 mulheres) dos quais apenas 6 de cada gênero chegarão à final. A classificação será definida a partir de um combinado de três estilos diferentes: Velocidade, Bloco e Dificuldade. Considerada esporte desde 1786, esta é a primeira vez na história que a escalada será disputada nos Jogos Olímpicos.

Skate

novos esportes olimpicos skate
O skate entra para as Olimpíadas com as modalidades street e park (feminino e masculino), cada uma recebendo 40 atletas. A classificação será baseada no Ranking Mundial de Skateboarding da World Skate.

De acordo com as novas regras do Comitê Olímpico Internacional (COI), que passam a valer a partir de Tokyo 2020, cada cidade-sede poderá propor a inclusão de novos esportes aos Jogos Olímpicos com o intuito de promover atividades que tenham apelo entre jovens, incorporando a diversidade e a cultura urbana junto com os esportes tradicionais.

Para a edição seguinte das Olimpíadas, que acontecem em Paris 2024, a proposta manteve as competições de surfe, escalada e skate e, como novidade, veio a sugestão da inclusão de break dance, que teve uma boa aceitação nas disputas dos jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires (2018). A proposta do Comitê Organizador é de “tornar os jogos olímpicos mais urbanos e mais artísticos” e ainda está em fase de discussões até que receba aprovação oficial do Comitê Olímpico Internacional.

Você pode se interessar também por...