Design da tocha olímpica de Tokyo 2020

tocha olimpica tokyo2020

Design para a tocha das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tokyo 2020 The Tokyo Organising Committee of the Olympic and Paralympic Games

Junto com a chegada da primavera no Japão, foi apresentado o design desenvolvido para a tocha olímpica que será usada nas cerimônias dos Jogos de Tokyo 2020.

Inspirada na emblemática flor de cerejeira (sakura), a tocha foi apresentada no dia 20 de março pelo Comitê Organizador exatamente um ano antes da chegada da Chama Olímpica ao país. A chama será levada da Grécia direto para a base aérea de Matsushima, na província de Miyagi, onde terá início o tradicional revezamento da tocha, passando por todas as províncias do Japão, sob o conceito “Hope Lights Our Way” (em tradução livre, “A esperança ilumina nosso caminho”).
tocha olimpica tokyo 2020
O desenho foi criado pelo designer Tokujin Yoshioka, premiado internacionalmente e conhecido por suas obras de arquitetura e arte contemporânea que exploram aspectos da natureza e a beleza japonesa. Em suas criações, Yoshioka costuma explorar os sentidos humanos usando elementos imateriais, como a luz.

Com a ideia de unir a tradição e a modernidade, Yoshioka criou o formato da flor baseado no emblema tradicional “Sakuramon”. Ao mesmo tempo, a produção da tocha é feita com a mesma tecnologia da produção do trem-bala japonês.

A tocha ainda incorpora o espírito da reconstrução e da sustentabilidade. Parte da composição da tocha será de alumínio reciclado de construções temporárias (usadas após o Grande Terremoto do Leste do Japão, de 2011).

Você pode se interessar também por...